Desafio e pedido para a criação de Biblioteca Didática e Técnica Digital

Prezados senhores

Assunto: Literatura Técnica Didática Digital
Objetivo: educar para os desafios do século 21

Veneráveis Cls.

Sendo pai de pessoas com deficiência auditiva, agora, com a idade, também perdendo a audição, aposentado, dedico grande parte do meu tempo a questões de interesse geral da comunidade. Nessa condição e atento à tecnologia, afinal sou engenheiro e já lecionei em diversas universidades, convenci-me de que a criação e utilização de boa literatura técnica é fundamental ao desenvolvimento de qualquer nação.
Temos, agora, desafios maiores. A humanidade precisa refazer conceitos e técnicas para evitar o agravamento das condições ambientais, evitar guerras, melhorar o padrão de vida de multidões, gente capaz de violências e foco de inúmeras doenças por efeito do ambiente de miséria em que vivem. Ensinar e educar para o século 21 é o nosso desafio.
Temos portais, não temos literatura técnica à altura dos desafios do século 21 explorando ao máximo o potencial de registro, comunicação, ilustração, interatividade etc. que já é possível via internet ou simplesmente utilizando-se DVDs, pendrives, computadores, e-books ou algo assim.
O maravilhoso com as novas tecnologias, prontas para serem usadas por aqueles que pretendem fazer uma revolução positiva nas técnicas e usos da humanidade, é a acessibilidade e a capilaridade. Pode-se fazer textos, filmes, imagens (além dos links) e até usar transdutores para outros padrões de comunicação de modo a tornar o “livro” útil a qualquer pessoa, seja qual for a sua deficiência. Com a internet pode-se disponibilizar qualquer “livro” a qualquer pessoa onde estiver vivendo, desde que tenha acesso à Web.
Os “livros digitais” são extremamente versáteis.
Não podemos esquecer, por exemplo, que um material digital pode ser repetido quantas vezes for necessário, apresentado de diversas formas, criar desafios graduais, ser um jogo de cultura técnica capaz de agradar o estudante mais desatento...
Alunos, professores e profissionais precisam de literatura técnica didática moderna, principalmente em ambientes distantes dos grandes centros, sem poder aquisitivo elevado.
Podemos criar elementos de estudo:
o livro técnico didático digital - LTDD.
Destacando qualidades possíveis da literatura didática e técnica em meio digital podemos apontar os seguintes atributos e benefícios:
1. Universalização da cultura técnica básica.
2. Aumento da acessibilidade do estudante de baixa renda à literatura técnica.
3. Facilitação da participação em cursos dos estudantes portadores de deficiência.
4. Criação de biblioteca de alto nível didático.
5. Estabelecimento de referências técnicas dentro dos desafios de educação, cultura geral e trabalho no século 21.
6. Embasamento de esforços de elevação de nível pedagógico das escolas técnicas e universidades.
7. Projeção, mídia dos promotores no cenário humanístico e técnico internacional.
8. Facilitação de desenvolvimentos urbanísticos, industriais, agropecuários, saneamento básico, saúde, direito, enfim, geração em todas as profissões de base de apoio técnico de alto nível em nosso país.
9. Criação de base de conhecimentos com qualidade certificada e coerente com as exigências do terceiro milênio, facilitando desenvolvimento dos cursos técnicos, profissionalizantes e de nível superior.

Precisamos, contudo, de patrocinadores.

Por exemplo: grandes fundações como a patrocinada por Bill Gates poderiam ser acionadas pelos nossos Cls. nos EUA? Suas palestras e comportamento mostram que ele e sua fundação podem e querem ajudar nas mudanças que o mundo precisa.
Outros grandes cidadãos, empresas, fundações, universidades etc. do mundo poderiam contribuir apoiando entidades sérias, determinadas e competentes para elaboração de bibliotecas digitais, públicas, universais.
É extremamente importante a divulgação ostensiva desses portais.
Textos digitalizados podem mostrar mídia, propaganda dos patrocinadores e até servirem, graças ao rastreamento dos downloads, para descobrir, localizar e cadastrar quem tem interesse no assunto e o grau de conhecimento do leitor, se ele aceitar jogos e exercícios embutidos no trabalho.
Vemos e ouvimos filmes, artigos técnicos, palestras etc. dizendo que o mundo vai piorar, talvez inviabilizando a existência humana em grandes regiões do planeta. Vamos esperar? Rezar? Acreditar que tudo reverterá espontaneamente?
Devemos criar novos engenheiros, arquitetos, urbanistas, agrônomos, professores, profissionais que, enfim, sejam capazes de ensinar e usar novas tecnologias. Em qualquer lugar da Terra existe a necessidade de mudança de comportamentos.
A internet é nossa esperança, mas a dispersão de informações e a falta de credibilidade é preocupante.
Nos sistemas de busca descobrimos muita coisa, lamentavelmente a qualidade ainda é precária. Nossos escritores vivem as limitações do livro clássico num ambiente em que todo “livro” poderia ter milhares de páginas, filmes, exemplos dinâmicos, planilhas, exercícios de toda espécie e sistemas de conversão para pessoas deficientes.
Prezados Cls., por favor, se possível, com o devido respeito, mostrem esse apelo desesperado a quem pode fazer, a quem tem poder para financiar, apoiar, contribuir para a universalização da cultura técnica sintonizada com os desafios do século 21 e com tudo aquilo que acreditamos ser justo e necessário à vida digna de qualquer cidadão.
Por favor, via internet (viajar é caro) colocamo-nos à disposição para maiores explicações.
Temos apenas uma certeza, podemos mudar o mundo em pouco tempo, é só oferecer, com os recursos modernos de registro, processamento de dados e comunicação, literatura técnica didática digital, se possível sem custos para o estudante, exceto aparelhar-se para poder se conectar ao mundo web.
Paralelamente devemos criar e anunciar aos quatro ventos os portais que vão hospedar o material a ser produzido (quem sabe em algum endereço da UNESCO ou algo parecido).

Atenciosamente

João Carlos Cascaes
Curitiba, 23 de fevereiro de 2009
jccascaes@onda.com.br
jccascaes@gmail.com

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