Retrocesso

O Projeto de Lei nº 112/2006, de autoria do Senador José Sarney, propõe alterações e acréscimos às Leis nº 7.853/89 (Lei da Política Nacional); 8.213/91 (Lei de Cotas); 8.666/93 (Lei de Licitações) e 8.742/93 (LOAS).



O PLS 112/2006, entre outros dispositivos, faz uso inadequado das terminologias, reduz o percentual da cota de empregos públicos para pessoas com deficiência na proporção mínima de 3%, assim como institui um único percentual para as empresas privadas também de 3%, permitindo que a terceirização de mão de obra possa ser considerada para fins do cálculo da quota, o que distorce o real significado dessa política de ação afirmativa como catalisadora do processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O Projeto de Lei em questão já foi objeto de análise de nossa Comissão de Análise, Elaboração e Acompanhamento de Atos Normativos, cujo parecer proferido em 28 de agosto de 2008, opinando pela não aprovação do projeto no mérito, foi integralmente acolhido pelo plenário do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência , em 10 de setembro de 2008 , o qual reencaminhamos para conhecimento.

Considerando que é de interesse do segmento das pessoas com deficiência que não haja retrocesso em relação aos direitos duramente conquistados, a participação e a mobilização de todos é fundamental!!! Entre em contato com os parlamentares do seu relacionamento e, também, envie um e-mail para os Senadores(as) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal pedindo que o PLS 112/2006 seja retirado de pauta com o intuito de que o texto possa ser aperfeiçoado a partir do diálogo sobre o tema, permitindo a participação dos órgãos e das entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Os endereços eletrônicos estão no arquivo anexo.

Quem puder, compareça também hoje , dia 29 de abril de 2009, às 10 :00 horas , na sala de reuniões da CCJ do Senado Federal, nº 3, da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II, para que juntos possamos pessoalmente levar esse pleito adiante. Estaremos com as camisetas da Campanha da Acessibilidade. Quem tiver também leve a sua para facilitar a nossa identificação perante os Senadores e seus assessores.

Atenciosamente,

Denise Granja

Presidente do CONADE

Comentários