Google x Wolfram Alpha

Subject: Google - Wolfram Alpha
Prezados amigos

A utilização eficaz da Internet é o desafio desse início do século 21.

Com o espaço web poderemos educar (bem ou mal), ensinar, fazer relacionamentos, encontrar soluções etc.
O Brasil, país de dimensões continentais, usa, pode mais e certamente usará mais e mais o potencial das telecomunicações de forma mais do que necessária para a educação e formação de seu povo. Nesse sentido temos visto sinais mais do que positivos do MEC.

Temos barreiras, a pior talvez venha exatamente das corporações, sindicatos, lideranças mais atentas aos interesses de grupos que representam do que a solução de nossos problemas brasileiros, afinal o capitalismo intelectual, que Domenico De Masi apontou diversas vezes em suas manifestações, é uma trava ao crescimento das pessoas mais humildes, excluídas de diversas maneiras do processo competitivo da Educação. A "aristocracia" existe e insiste na manutenção de privilégios.

O que é fantástico é a redução dos custos e o aumento do potencial dos computadores, os e-books, as telecomunicações e os softwares especializados.

Alguns, usando aluguel para publicidade (a Google que o diga) de espaços e outros com fundos especiais de incentivo à Cultura estão viabilizando sistemas fantásticos, praticamente sem custos para o usuário que tiver acesso à internet.

Associações de bairro, escolas inteligentes, empresas modernas, clubes, ONGs etc. estão percebendo essa forma de profissionalizar, educar e até relaxar seus colaboradores, jovens e adultos. Aliás, o dia que as empresas descobrirem que centrando suas "competências" administrativas em resultados teremos mais sucesso, muitas barreiras criadas em seus sistemas corporativos poderão desaparecer para o "bem geral e felicidade da nação".

Wikipédia, bibliotecas virtuais gigantescas, museus virtuais, música e informações de uso geral ou específico aparecem diariamente com uma multiplicação fantástica graças a portais geniais.

Melhor ainda, graças à internet podemos ter maior acessibilidade para pessoas deficientes (físicas, sensoriais, mentais, econômicas) e diminuir drasticamente a poluição pela redução da necessidade de deslocamentos. O teletrabalho é uma realidade entre continentes (quantos asiáticos e americanos trabalham integrados?).

Felizmente o mundo mais inteligente é competitivo, viabiliza a disputa, estimula a qualidade, induz a redução de custos, quer produtividade, não pára. Nesse sentido quem não percebe a necessidade do aprendizado contínuo fica para trás.

Enfrentar a Google é o desafio que provoca a Microsoft e agora mostra um sistema novo de busca na internet (Gazeta do Povo, 24 de maio de 2009, Caderno de Tecnologia, assunto Wolfram Alpha). Tudo começa com inúmeros defeitos, parece ser o caso desse sistema, mas é a esperança de termos alternativas, talvez mais apropriadas à cultura de modo geral.

Abraços

Cascaes
25.5.2009

Comentários