Mobilização técnica via internet

Criar documentação técnica livre
O conhecimento humano sempre foi um capital altamente explorado, tanto individualmente, corporativamente quanto empresarialmente. Capitalismo também é exploração do domínio de tecnologia, conhecimento, a arte de saber fazer, muito mais do que simplesmente ouro ou prata, como se convencionava até poucos anos passados.
Explorar profissionalmente conhecimentos é justo e natural. Oferecer algo em troca, na visão de colaboração social, é algo sublime e mais do que necessário diante dos desafios do século 21. Vivemos com novos paradigmas, sob a visão de que a Humanidade precisa mudar drasticamente seus processos, modelos, valores e conceitos.
Um profissional de nível superior não deve criar sua vida sobre o privilégio de domínio de conhecimentos e atividades elementares. Nada mais deprimente do que sentir a exploração de pessoas humildes, ignorantes, em cima de artifícios simplórios na área profissional.
Graças à internet podemos transmitir informações, propostas e cultura sem grandes custos. Ações que antigamente exigiam investimentos enormes para a divulgação (de qualquer idéia ou fato) hoje dependem apenas de um computador básico, conexão à internet e a capacidade de escrever, filmar, fotografar. Criando-se blogs, usando-se o portal youtube, álbuns digitais de fotografias e equipamentos para fotografar e filmar pode-se produzir transformações enormes, quiçá revoluções.
Nossa proposta é a utilização de portais, blogs, Youtube, twitter, slide shows, livros digitais etc. além dos CDs, DVDs, pendrives e computadores (com seus discos internos de memória) para aproveitamento de reportagens, textos técnicos e outros sobre mobilidade urbana.
Para “carregar” e usar isso tudo contamos com microcomputadores, internet, sistemas de telecomunicações cada vez melhores, máquinas fotográficas e filmadoras digitais, scanners e sabe-se lá o que mais.
Ou seja, qualquer pessoa razoavelmente equipada materialmente e intelectualmente poderá fazer muito a favor da informação, da cultura, do voluntarismo político, social e técnico sem passar pelo crivo de autoridades e patrocinadores nem sempre interessados na verdade. Nossas cidades e o povo precisam desse tipo de ativismo.
Pessoalmente criamos alguns blogs e acessórios.
O principal é http://www.joaocarloscascaes.com e no Youtube o endereço usado é http://www.youtube.com/JCCascaes .
Outros blogs, nem todos:
http://cidadedopedestre.blogspot.com/ (nesse blog os filmes da reunião com os engs. Roberto Ghidini e André Caon Lima)
http://cicloviasbrasileiras.blogspot.com/
http://worldbikeway.blogspot.com/
http://mirantepelacidadania.blogspot.com/
http://otransportecoletivourbano.blogspot.com/
http://mirantedefesacivil.blogspot.com/
http://inspiradonareatech2007.blogspot.com/

Ou seja, com algum esforço democratiza-se a visão histórica, técnica, social, a informação e a mobilização que deve ser sucedida de ações.
Se o autor do registro tiver coragem de publicar algo, mesmo sem qualquer remuneração, é porquê tem convicção do que faz e coragem para se expor.
Podemos, pois, insistindo, cada um de nós, fazer pelo menos um blog dedicado à vida profissional e/ou social e/ou política e/ou familiar, nesse caso específico, à mobilidade urbana, às calçadas, ao transporte coletivo urbano, ao pedestre.
Como fazer? Uma hipótese é ver o blog http://criarumblogamador.blogspot.com. Nele procuramos dar alguma orientação, que poderá ser enriquecida com os comentários dos colegas e amigos. Criado o blog é só partir para a inserção do material e textos que formos capazes de criar. Não esquecer os gadgets, os links, as conexões a outros sites, blogs, endereços youtube e assim formar a rede.
As maratonas fotográficas eram (talvez ainda sejam) um esporte japonês. Quem era leitor da Revista Photo, como era o nosso caso, lembra de reportagens de japoneses tirando fotografias de tudo quanto era jeito, de motivos que escolhiam antes da competição.
Vemos as maratonas menos que competições e mais como mutirões de registro de imagens e sons de cidades, em nosso caso, com muito senso crítico e carinho, de Curitiba. Assim propomos adotar essa estratégia de mobilização, sem desprezar outras, para rapidamente criarmos um acervo público sobre a mobilidade do pedestre em Curitiba.
O fundamental é que tudo isso pode ser construído rapidamente e conter as opiniões individuais de todos nós, ainda que, eventualmente, conflitantes. Blogs feitos dentro desse espírito de camaradagem poderão ser instrumentos de pesquisas.
João Carlos Cascaes
Curitiba, 06.11.2009

Comentários