Pucci Consultoria - cuidando de quem cuida Programas de desenvolvimento de pessoas Fone/fax: (41) 3039-1998 cel: (41) 9964-8733 Email: f.pucci@terra.com.br Leio na Revista Galileu de janeiro último o resultado de uma pesquisa recente e muito interessante. Aplicou-se um teste a um grupo de crianças, tarefa de média dificuldade. Todas conseguiram terminar a tarefa no tempo certo. Em seguida foram separadas em dois grupos. O grupo A foi elogiado em função de sua inteligência. Tipo "menino, que orgulho ver o quanto você é genial". Foram elogios dirigidos à criança em si. O grupo B foi elogiado em função da tarefa. Tipo "menino, que legal seu esforço; gostei de ver sua dedicação". Depois dessa sessão, uma nova tarefa – de dificuldade equivalente – foi proposta aos dois grupos. Não era obrigatório realiza-la. A reação foi surpreendente: a maioria das crianças do grupo A se recusou a fazer a segunda tarefa. Não desejavam nem mesmo tentar. Quase todas as crianças do grupo B aceitaram continuar o teste. Sabe-se que o ser humano tende a fugir de experiências que sejam desagradáveis. As crianças que foram tidas como "inteligentes" não desejam correr o risco de frustrar a imagem que julgam ter falhando em alguma coisa. As "esforçadas", por sua vez, não possuem esse medo, pois sabem que são admiradas por seu esforço mais do que por seus êxitos. A diferença da estresse entre os dois tipos, também acaba sendo responsável pelo resultado alcançado: quem se julga com a "obrigação" de vencer enfrenta o jogo com muito mais estresse do que quem apenas deseja "competir" com o máximo de seu esforço. Frise-se que falamos em maximizar esforço, não em simplesmente deixar acontecer. É questão de autoimagem espelhada na fala de alguém significativo: pai, mãe, professor, treinador, chefe. Dizer "parabéns pela sua atitude de ontem", é falar de coisas reais... Dizer "puxa, que inteligência brilhante", é apenas falar de impressões pessoais. Pratique durante a semana e veja qual o resultado. |
Workshops e Programas: desenvolvimento de equipes, desenvolvimento de líderes, desenvolvimento gerencial, programas de auto-desenvolvimento. O trabalho é desenvolvido utilizando-se da visão sistêmica das organizações, análise e leitura dos processos grupais. Programas Especiais: Coaching profissional. Gerenciamento do tempo e das emoções.
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