O LCC Batel e O amor não tem preço


O amor não tem preço
Muitos processos políticos entraram em cena para descaracterizar algo que já era desprezado, mas tinha pelo menos uma tintura ética de atenção entre organizações religiosas. Nos dois casos, contudo, algo foi esquecido estrondosamente, o afeto, pelo menos pelas crianças.
Elas deveriam ser se chegassem à “idade adulta” boas cidadãs, disponíveis a quem estivesse mandando e submetidas às lógicas locais.
Com o tempo descobriu-se que além de soldados, sacerdotes e operários o futuro adulto era um tremendo mercado (Hobsbawm) e desta forma entramos num “vale tudo midiático” que produziu efeitos devastadores sobre a juventude, viabilizando uma multidão de crianças abandonadas materialmente e/ou psicologicamente.
A sociedade consumista criou outros tipos de produto de exploração, a criança e o jovem. Sabem que pressionam seus pais por produtos e serviços sem avaliação crítica. Que maravilha para os fabricantes de brinquedos, roupas e sapatos diferentes, automóveis, jogos, programas televisivos apelativos, filmes deploráveis etc.
Existe uma legislação no Brasil que “protege” crianças e jovens.
O exercício da Engenharia, que nos obriga a descobrir e aplicar soluções caso contrário, principalmente em algumas especialidades, a “coisa” explode, desmorona ou não acontece, produz uma visão crítica do trabalho de outras profissões, onde sentimos uma tremenda dispersão e falta de objetividade. No caso específico “Legislação” o Brasil e a maioria dos países desse planeta onde o CO2 tomou o lugar das crianças têm leis modernas e pouco eficazes...
Com certeza não podemos desprezar os aforismas de Nietsche em (Humano, Demasiado Humano), extremamente atuais apesar de escritos no século dezenove. É querer demais, talvez, imaginar comportamentos suficientemente racionais da Humanidade. A esperança existe, contudo, assim vamos avançando.
Felizmente a mulher agora pode se administrar sexualmente (Métodos Contraceptivos) e a maternidade é uma opção entre mulheres e moças que podem e querem tomar essa maravilhosa coisa chamada pílula anticoncepcional,  decidindo quando engravidar e evitando filhos indesejáveis, vítimas e algozes de sociedades alienadas [ (Freakonomics), (The Freakonomics Story)].
Temos, contudo, ONGs boas, eficazes, que lutam para fazer algo apesar da campanha insidiosa que se desenvolveu contra elas, usando-se e abusando do mau exemplo de algumas organizações criminosas.
Temos os casos extremos e neles as soluções são o acolhimento da criança ou uma assistência mais precisa. Por exemplo a ((OSSA)) é um caso muito especial na Vila Audi, em Curitiba. Uma situação delicada é a das “Casas Lares” (Acolhimento para crianças e adolescentes - conveniadas com a FAS - esperando seu apoio), onde crianças esperam adoções, que se vierem, levam eventualmente alguns anos. Tudo poderia ser melhor se o voluntariado realmente acontecesse permanentemente, não apenas em dias especiais.
Temos programas nacionais, federais e municipais, o afeto, contudo, é algo pessoal e não o produto de concursos públicos. Isso valoriza tremendamente a participação voluntária, a vontade de ajudar. No Brasil, onde qualquer doação ou apoio a trabalhos sociais é algo raro, exceto em campanhas eleitorais, precisamos muito de todos.
Nosso Lions Clube Curitiba Batel (Melo) quer você, se mora em Curitiba, pois descobrimos e procuramos contribuir. Nossa capacidade será função da qualidade e quantidade de associados, junte-se a nós, precisamos de você.
Cascaes
16.5.2012
(OSSA), O. S. (s.d.). Quem somos. Fonte: Obra Social Santo Aníbal (OSSA): http://www.ossa.org.br/portal/quem-somos.html
FAS. (s.d.). Acolhimento para crianças e adolescentes - conveniadas com a FAS - esperando seu apoio. Fonte: Ações ODM em Curitiba e RMC: http://odmcuritiba.blogspot.com.br/2012/05/acolhimento-para-criancas-e.html
Freakonomics. (s.d.). Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2010/05/freakonomics.html
Hobsbawm, E. (s.d.). Era dos Extremos - O breve século XX 1914-1991. (M. Santarrita, Trad.) Companhia das Letras.
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel.Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil: http://www.lions.org.br/lionsbatel/
Métodos Contraceptivos. (s.d.). Fonte: Saúde Feminina GINECO: http://www.gineco.com.br/pilula-anticoncepcional
Nietzsche, F. (s.d.). Humano, Demasiado Humano(2 ed.). (A. C. Braga, Trad.) escala.
The Freakonomics Story. (s.d.). Fonte: Freakomics - The hidden side of everything: http://www.freakonomics.com/about/

Comentários