Comércio de armamentos



Os modismos criados a partir de Al Gore, um político que se colocou como líder de um movimento universal e capaz de empolgar tremendamente os ativistas mais preocupados com a própria segurança, desviaram a atenção do ser humano, justamente numa fase de transição, onde as teses mais radicais de esquerda desabavam sem avaliações moderadas e capazes de sustentar a importância das relações humanas.
A preocupação com o meio ambiente não era novidade, mas o ex-vice-presidente dos EUA soube dar uma conotação midiática suficiente à mobilização de pessoas ávidas por novidades. Aliás, agradar financiadores de campanhas e conquistar seus recursos é um meio de vida para muita gente.
Nada mais justo do que a preservação do meio ambiente em que vivemos; com todos os cuidados que o século 21 exige, é necessário, contudo, não esquecer que tudo fazemos em função da nossa existência, ou alguém tem preocupado com a preservação ambiental de Marte? A racionalização das nossas atividades, a reurbanização e mudança de hábitos podem prolongar recursos disponíveis (Documentario Legendado - Reacção em Cadeia [O Mundo sem Petróleo HD])e diminuir substancialmente a poluição. A lógica conservacionista é a de menor custo e de maior efeito sobre a humanidade e nosso planeta.
Enquanto a humanidade se mobilizava para salvar o Planeta a indústria e promotora de guerras avançou. Na mídia podemos ver quase diariamente programas que se dedicam a fazer publicidade sutil ou explícita de armamentos modernos. A violência ganhou status assim como a estupidez de indivíduos que vemos copiados em padrões tupiniquins até em torcidas organizadas.
Paralelamente os noticiários também apresentam ao vivo e a cores os resultados do comércio de armas, principalmente quando essa atividade atinge nações estratégicas, como é o caso da Síria. O que acontece na África é desprezado, apesar das lutas violentíssimas e guerras quase tribais e religiosas permanentes. O continente é riquíssimo em minérios e petróleo, os mais ricos enquanto esperam para ver o que acontecerá vão distribuindo armas que substituem as tradicionais daqueles povos, amplificando exponencialmente a violência.
Temos esperanças, a ONU negocia um tratado de comercialização de armamentos (Comércio internacional de armas: os limites da defesa e do risco. Entrevista especial com Maurício Santoro, 2012).
Acordos e tratados não são muito eficazes. A Segunda Guerra Mundial aconteceu apesar de muitas restrições à Alemanha. O Irã avança em seu processo armamentista assim como o fizeram outras nações. Aos poucos o Planeta vai se transformando num barril de pólvora à espera de alguma fagulha. Xenofobia, racismo, fundamentalismo religioso e ideológico, interesses econômicos etc. conduzem o processo de ódio que sempre causou muito sofrimento e destruição.
O fundamental é que exista preocupação real a favor da Paz e vontade de se encontrar um denominador comum eficaz.
Não podemos esquecer que os prejuízos causados por guerras civis e entre países diferentes causam danos imensuráveis.
Entre as prioridades da Humanidade certamente está a pacificação do ser humano. ONGs e clubes de serviço fazem sua parte. O Lions Internacional, por exemplo, tem o concurso “Cartaz sobre a Paz” (International) com o tema “Imagine a Paz” e também um concurso de redação para crianças com deficiência visual (Concurso Internacional de Redação do Lions), o tema do Concurso Internacional de Redação do Lions 2012-13 é também  "Imagine a Paz". Podem participar estudantes com deficiência visual de 11, 12 ou 13 anos até 15 de novembro de 2012 (procure o clube Lions mais próximo). 
Com criatividade os professores podem acrescentar algo como a professora Geane informou em (Concurso de Cartaz sobre a Paz será realizado no Colégio Tancredo de Almeida Neves) e com o apoio do Lions Clube de Curitiba Batel (Melo).
Está na hora de mobilizações a favor da paz entre os povos, algo permanente e nunca suficiente.
Cascaes
8.9.2012
Comércio internacional de armas: os limites da defesa e do risco. Entrevista especial com Maurício Santoro. (10 de 8 de 2012). Fonte: Instituto Humanitas Unisinos: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/512261-comercio-internacional-de-armas-os-limites-da-defesa-e-do-risco-entrevista-especial-com-mauricio-santoro 
Concurso de Cartaz sobre a Paz será realizado no Colégio Tancredo de Almeida Neves. (s.d.). Fonte: Mirante da Educação: http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2012/08/concurso-de-cartaz-sobre-paz-sera.html
Concurso Internacional de Redação do Lions. (s.d.). Fonte: Lions Clubs International: http://www.lionsclubs.org/PO/member-center/online-community/official-contests/lions-international-essay-contest.php
Geographic, N. (s.d.). Documentario Legendado - Reacção em Cadeia [O Mundo sem Petróleo HD]. Fonte: Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JDvHfITjqo4
International, L. C. (s.d.). Concurso de Cartaz sobre a Paz. Fonte: Lions Clubs International: http://www.lionsclubs.org/PO/our-work/youth-programs/peace-poster-contest/index.php
Melo, C. E. (s.d.). Lions Clube Curitiba Batel.Fonte: Distritos Múltiplos "L" - Brasil: http://www.lions.org.br/lionsbatel/



Comentários