Os desafios do Lions Clube de Curitiba Batel


Orquestra Filarmônica Lions
Ontem, 26 de setembro de 2012 no Teatro Guaíra em Curitiba, tivemos a primeira apresentação da Orquestra Filarmônica Lions, resultado de muito esforço de alguns companheiros do Lions Clube Curitiba Batel e do IPAB, com o apoio essencial do Ministério da Cultura que, abrindo a oportunidade de aplicação de recursos via Lei Rouanet, trouxe parceiros que viabilizaram as duas primeiras apresentações, ontem e hoje, dia 27 de setembro.
Essas oportunidades culminaram com apresentações que visam o estímulo ao gosto pela música erudita e acima de tudo o levantamento de recursos para a manutenção da Escola de Música Lions (Cascaes, Escola de Música Lions - LCC Batel), hoje atuando na Escola Maria Marli Piovezan em região sensível e carente de atividades culturais, exceto aquelas promovidas no âmbito do excelente Programa Comunidade Escola [ (Programa Comunidade Escola), (Mirante do Comunidade Escola)].
Oferecemos, assim, uma forma prazerosa e cultural de apoio aos projetos sociais do Lions.
O trabalho realizado pelo LCC Batel na Região Metropolitana de Curitiba [ (Cascaes, Ações ODM em Curitiba e RMC), (Cascaes, Mirante da Educação), (Cascaes, PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA), (Cascaes, Projeto Zumbi - Mauá)] tem sido para nós, membros desse clube de serviços, uma oportunidade de conhecer com profundidade razoável o drama de nosso povo mais humilde. Questões seculares explodiram no processo de urbanização acelerada e agora sentimos que é essencial a parceira entre o estado e a sociedade civil organizada para acelerar a inclusão de milhões de brasileiros no que podemos denominar de mundo mais moderno e desenvolvido.
Não basta oferecer ao povo pão e circo, escolas e saúde são essenciais e nosso atraso é imenso nesta área. Esse é um problema visível com facilidade nos bairros e cidades mais pobres da RMC.
Com a Orquestra Filarmônica Lions mais uma campanha de doação de instrumentos de música usados e tudo convergindo para a Escola de Música Lions queremos dar nossa contribuição cultural (além de outras atividades) às necessidades de nosso povo, aqui e agora, estado do Paraná, sul maravilha como muitos qualificam.
Aqui existem bolsões de pobreza que se agravam nas condições de clima agressivo em que vivemos numa média de 900 metros acima do nível do mar e 23 graus de latitude sul. Próximos ao mar, estamos sujeitos a variações rápidas de clima e que exigem muito para sobreviver com saúde. A Ausência de formação profissional e educação para sobreviver em grandes cidades, mais a atratividade desses centros onde o brasileiro do interior encontra no município sede postos de saúde, escolas, transporte coletivo etc. gerou aglomerações carentes de tudo, vítimas fáceis dos traficantes e outros tipos de criminosos.
Tudo isso se agrava quando as pessoas se sentem abandonadas, sem equipamentos e instalações urbanas decentes.
O lazer que exige estudos, atenção e ocupa o tempo mental  cobrando habilidades especiais enobrece as pessoas.  Procuramos esse caminho quando convivemos com professoras e professores e seus alunos do ensino fundamental na RMC. Aos poucos descobrimos carências enormes e sobre essas dificuldades criamos projetos e atividades que excedem em muito nossa capacidade, mas tivemos bons parceiros que nos surpreenderam em muitos momentos.
Queremos inovar, pois sentimos que existe a necessidade urgente de atitudes diferentes para a correção de caminhos antigos e ineficazes nesse século 21 aqui no Brasil.
Nossos desafios são grandes, mas vencer barreiras é nosso lema e como diz nosso amigo e CL Professor Tosihiro Ida, “querer é poder”.
A Orquestra Filarmônica Lions, construída em torno da capacidade técnica e dedicação do maestro Rogério Krieger é uma realidade, graças a Deus!

Cascaes
26.9.2012
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions - LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Zumbi - Mauá: http://zumbimaua.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante da Educação: http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ações ODM em Curitiba e RMC: http://odmcuritiba.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/
Programa Comunidade Escola. (s.d.). Fonte: Programa Comunidade Escola: http://www.comunidadeescola.org.br/

Comentários