Precisamos do apoio de todos



De: João Carlos Cascaes [mailto:jccascaes@onda.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 28 de setembro de 2012 07:51
Para: o-copeliano@googlegroups.com; quixotando@googlegroups.com; 'respeito-e-dignidade@googlegroups.com'; educacao-e-integracao@googlegroups.com; Loja Maçonica Sol da Liberdade 131; lcc-batel-e-leo-clube-colombo-jardim-esperanca@googlegroups.com
Assunto: Solicitação de apoio - Orquestra Filarmônica Lions, escola de Música Lions e doação de instrumentos de música usados

Prezados amigos, CCLL e IIrs.´.

O Lions Clube Curitiba Batel em parceria inicial (queremos mais parceiros, precisamos de mais aliados) com o Santa Mônica Clube de Campo, FAE e a AAPC está começando uma campanha para arrecadação de instrumentos de música usados ou simples doações em dinheiro com o objetivo de colher equipamentos não utilizados, arrumá-los e entregá-los a escolas públicas para uso de seus alunos e professores.
Sempre que possível o LCC Batel em parceria com o IPAB e Governo oferecerá instrutores e orientações para obtenção de recursos complementares.
Nosso trabalho no atendimento a escolas da Região Metropolita de Curitiba mostrou que a arte musical é uma ferramenta de apaziguamento e formação cultural desejada ardentemente por inúmeros jovens e crianças assim como pelos seus responsáveis (pais e professores).
Esse projeto complementa a Orquestra de Música Lions e a Escola de Música Lions, cada uma com parceiros adequados tais como a Eletrosul e a COPEL além de empresas privadas (MADEPLAST, Pepermution, Macliv, etc.).
Para a Orquestra ganhamos o do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e a Escola de Música conta com o patrocínio da Eletrosul.
Assim, ontem, 27 de setembro de 2012 no Teatro Guaíra em Curitiba, tivemos a segunda apresentação da Orquestra Filarmônica Lions e agora procuramos apoio para mais apresentações (Lei Rouanet).
Essas oportunidades culminaram com apresentações que visam o estímulo ao gosto pela música erudita e acima de tudo o levantamento de recursos para a manutenção da Escola de Música Lions (Cascaes, Escola de Música Lions - LCC Batel), hoje atuando na Escola Maria Marli Piovezan em região sensível e carente de atividades culturais, exceto aquelas promovidas no âmbito do excelente Programa Comunidade Escola [ (Programa Comunidade Escola), (Mirante do Comunidade Escola)].
Oferecemos, assim, uma forma prazerosa e cultural de apoio aos projetos sociais do Lions.
O trabalho realizado pelo LCC Batel na Região Metropolitana de Curitiba [ (Cascaes, Ações ODM em Curitiba e RMC), (Cascaes, Mirante da Educação), (Cascaes, PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA), (Cascaes, Projeto Zumbi - Mauá)] tem sido para nós, membros desse clube de serviços, uma oportunidade de conhecer com profundidade razoável o drama de nosso povo mais humilde. Questões seculares explodiram no processo de urbanização acelerada e agora sentimos que é essencial a parceira entre o estado e a sociedade civil organizada para acelerar a inclusão de milhões de brasileiros no que podemos denominar de mundo mais moderno e desenvolvido.
Não basta oferecer ao povo pão e circo, escolas e saúde são essenciais e nosso atraso é imenso nesta área. Esse é um problema visível com facilidade nos bairros e cidades mais pobres da RMC.
Com a Orquestra Filarmônica Lions mais uma campanha de doação de instrumentos de música usados e tudo convergindo para a Escola de Música Lions queremos dar nossa contribuição cultural (além de outras atividades) às necessidades de nosso povo, aqui e agora, estado do Paraná, sul maravilha como muitos qualificam.
Aqui existem bolsões de pobreza que se agravam nas condições de clima agressivo. O frio, clima variável e eventos climáticos extraordinários castigam nosso povo. Pior, contudo, foi a carência de formação profissional, cultural, fundamental e social.
A Ausência de formação profissional e educação para sobreviver em grandes cidades, mais a atratividade desses centros onde o brasileiro do interior encontra no município sede postos de saúde, escolas, transporte coletivo etc. gerou aglomerações carentes de tudo, vítimas fáceis dos traficantes e outros tipos de criminosos.
Tudo isso se agrava quando as pessoas se sentem abandonadas, sem equipamentos e instalações urbanas decentes.
O lazer que exige estudos, atenção e ocupa o tempo mental cobrando habilidades especiais enobrece as pessoas.  Procuramos esse caminho quando convivemos com professoras e professores e seus alunos do ensino fundamental na RMC. Aos poucos descobrimos carências enormes e sobre essas dificuldades criamos projetos e atividades que excedem em muito nossa capacidade, mas tivemos bons parceiros que nos surpreenderam em muitos momentos.
Queremos inovar, pois sentimos que existe a necessidade urgente de atitudes diferentes para a correção de caminhos antigos e ineficazes nesse século 21 aqui no Brasil.
Nossos desafios são grandes, mas vencer barreiras é nosso lema e como diz nosso amigo e CL Professor Tosihiro Ida, “querer é poder”.
A Orquestra Filarmônica Lions, construída em torno da capacidade técnica e dedicação do maestro Rogério Krieger é uma realidade, graças a Deus! A Escola de Música Lions não pode parar, ao contrário, espraiar-se onde for possível e necessário. Para tudo isso precisamos de vocês, ajudem-nos a ajudar, por favor.

Cascaes
26.9.2012
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante do Comunidade Escola: http://mirante-do-comunidade-escola.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Escola de Música Lions - LCC Batel: http://escolademusicalccbatel.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Projeto Zumbi - Mauá: http://zumbimaua.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Mirante da Educação: http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Ações ODM em Curitiba e RMC: http://odmcuritiba.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/
Programa Comunidade Escola. (s.d.). Fonte: Programa Comunidade Escola: http://www.comunidadeescola.org.br/

Comentários