As máfias e outras organizações similares



A Itália exportou tecnologia. Foi um país que, sob o domínio de Roma clássica usou a Engenharia e aprendeu muito onde conseguiu encontrar ensinamentos. O Império Romano, que chegou a dimensões gigantescas, perdeu forças com o desenvolvimento de suas colônias e lutas internas pelo poder, a demagogia imperava e tudo o mais, o famoso circo romano (Coliseu) foi espetáculo de matança de tantos animais que quase extinguiu espécies africanas.
Ganhamos da Itália, mais recentemente, a Máfia que merece transcrição da Wikipédia ( a história é longa, vai aí uma parte):
“A Máfia é uma organização criminosa cujas atividades estão submetidas a uma direção colegial oculta e que repousa numa estratégia de infiltração da sociedade civil e das instituições. Pode-se também falar de sistema mafioso. Os membros são chamados mafiosos (no singular:mafioso).
Na Itália existem diversas máfias, sendo mais conhecida a "Cosa Nostra" (em português "nosso assunto" ou "nossa coisa"), de origem siciliana. A Camorranapolitana, e a 'Ndrangheta,da Calábria são outras conhecidas associações mafiosas.
A Máfia surgiu no sul da Itália na época medieval. Seus membros eram lavradores arrendatários de terras pertencentes a poderosos senhores feudais. Mas eles pretendiam dividir essas terras e, para isso, começaram a depredar o gado e as plantações. Quem quisesse evitar esse vandalismo deveria fazer um acordo com a máfia. Da Itália, a indústria da "proteção forçada" se espalhou para o mundo inteiro, em especial para os Estados Unidos. O filme The Godfather conta a história do crescimento da máfia nos EUA.”
Ou seja, teve uma origem nobre e seus ancestrais seriam os guerrilheiros da reforma agrária...
Na China as Tríades Chinesas (Máfia Chinesa) também tiveram uma origem respeitável, pelo menos nacionalista:
“O surgimento das Tríades Chinesas ocorreu devido a fatores históricos, especificamente a guerra entre os Hans e os Manchus na China. Os grupos criminosos tiveram origem em 1644 pela etnia Hans e tinham como objetivo expulsar os invasores Manchus, fundadores da dinastia Ming. Em 1760, os Hans criaram a “Sociedade do Céu e da Terra” para combater a dinastia Ming e restaurar seus valores e regras.”
Com forte conexão ao poder regular surgiu a (Yakuza, a máfia japonesa), mais uma vez demonstrando que a simbiose entre causas nobres e criminosas formam quadrilhas que se instalam no país onde isso é permitido, tornando-se perenes e até exportando suas atividades e tecnologia.
No Brasil a corrupção é terra fértil para uma forma de organização criminosa que os jornais e a Justiça com a Polícia Federal e Ministério Público anunciam diariamente. Tem suas causas e do “Site de Curiosidades” extraímos uma opinião interessante (Qual a origem da corrupção no Brasil?):
“Segundo especialistas em política, a corrupção no Brasil é resultado de um Estado mal estruturado, cheio de burocracia e falhas de gestão. A lei também garante brechas que favorecem a corrupção em nosso país.

A corrupção é marcada pelo clientelismo, o nepotismo e o oligarquismo. Tudo passa a ser um jogo político.

Para diminuir a corrupção no Brasil é preciso reduzir os cargos públicos comissionados, reformar a legislação, oferecer pagamentos justos a todas as categorias profissionais, e regular e fiscalizar todas as instituições do governo.”
Pior ainda, a peste que podemos chamar “tráfico de drogas” se expande contaminando tudo assim como os cassinos e jogos clandestinos, matando e corrompendo o corpo e a alma dos afetados por essas epidemias.
Temos aí uma série de casos que merecem uma discussão séria, competente, honesta e objetiva: como acabar com a corrupção no Brasil e refluir o crescimento do crime organizado em geral?

Cascaes
28.11.2012
Araújo, F. (s.d.). Máfia Chinesa. Fonte: InfoEscola: http://www.infoescola.com/china/mafia-chinesa/
Qual a origem da corrupção no Brasil? (s.d.). Fonte: Site de Curiosidades: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-origem-da-corrupcao-no-brasil.html
Yakuza, a máfia japonesa. (s.d.). Fonte: NIPOCULTURA: http://www.nipocultura.com.br/?p=158

Comentários