Tragédias evitáveis


Defesa Civil, Engenharia de Segurança, potencial de acidentes.
Mais uma vez o Brasil lamenta uma tragédia indescritível, até quando isso continuará a existir?
Cidades crescendo, festas reunindo multidões, ambientes mal protegidos e equipes de socorro e a própria população sem treinamento de segurança e primeiros socorros é um conjunto tétrico que poderá viabilizar muitas catástrofes, além daquelas que já nos acostumamos a ver, que matam e aleijam no varejo, deixando, todo ano, centenas de milhares de vítimas.
O incêndio na Boate Kiss em Santa Maria é algo inaceitável, dantesco e chocante. Será que ainda não aprendemos a evitar coisas dessa espécie?
Agora, com certeza, “especialistas” vão dar entrevistas e escrever muito, mas há muito tempo a Engenharia de Segurança tem critérios que se fossem respeitados evitariam essa calamidade.
O fato é que continuamos vendo situações de risco absurdas, tais como a construção de grandes estádios de futebol no centro das cidades, utilização de fogos de artifício sem cuidados adequados, multidões crescentes aglomeradas em locais difíceis, prédios mais e mais elevados, desfiladeiros de concreto etc. sem que nada impeça esta loucura.
Precisamos entender que riscos de grandes tragédias devem ser minimizados ao máximo e ações preventivas e boa tecnologia imperativas em qualquer obra, evento, ambiente. Note-se que sempre teremos “riscos ou probabilidade de situações trágicas”, mas fica a pergunta: qual é a probabilidade aceitável disso acontecer? Valendo para qualquer nível de governo, empresa ou atividade vale a pena ver (Qual é a noção de "risco" que o Governo Federal adota? Para divertir a Lei de Murphy (ou ficar preocupado)).
Estamos num ano de máximo solar, quantas pessoas serão atingidas por descargas elétricas (por exemplo)? Em Curitiba até o hospital especializado em queimaduras  (Greve do Hospital Evangélico afeta outros hospitais, 2013)está em situação difícil, e parece que as notícias são para pessoas alienadas, indiferentes.
Poucos se lembram que poderão ser vítimas ou ter alguém de seu círculo familiar ou de amigos na relação de feridos em algum acidente próximo.
A educação para prevenção de acidentes e primeiros socorros deveria ser matéria obrigatória desde o ensino fundamental (Caminho da Segurança - as crianças adoram, 2012). É mais do que necessária, é urgente. Num país que tem outras prioridades e deixa a Educação em terceiro plano o resultado é esse.
Temos em Santa Maria mais uma tragédia a lamentar (RS, 2013), afetando centenas de famílias. Nesse momento dizer o quê? Nossos pêsames? Precisamos aprender com tudo o que acontece, é o mínimo que podemos fazer em memória desses infortunados alunos da Universidade Federal de Santa Maria e seus familiares, funcionários da boate e outros que perderam a vida ou sairão com lesões permanentes desse episódio (no mínimo psicológico).
Está na hora de agir de forma proativa e corretiva diante dos pesadelos que nos atormentam.
Devemos ter vergonha disso tudo e entender que esse é o resultado do clima de alienação tão bem cultivado por aqueles que teriam como educar melhor nosso povo.
Que tragédia!

Cascaes
27.1.2013
 P.S.: Para que servem tantas entidades de engenharia, fiscalização etc.?
O pessoal só atua quando provocado por algum ofício com firma reconhecida? 


Greve do Hospital Evangélico afeta outros hospitais. (23 de 1 de 2013). Fonte: BANDNEWS EM CURITIBA: http://bandnewsfmcuritiba.com/2013/01/23/greve-do-hospital-evangelico-afeta-outros-hospitais/
Cascaes, J. C. (9 de 2012). Caminho da Segurança - as crianças adoram. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2012/09/caminho-da-seguranca-as-criancas-adoram.html
RS, G. (27 de 1 de 2013). Alvará de boate incendiada estava vencido desde agosto, diz bombeiro. Fonte: G1: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/alvara-de-boate-estava-vencido-desde-agosto-dizem-bombeiros.html
Wikipédia. (s.d.). Qual é a noção de "risco" que o Governo Federal adota? Para divertir a Lei de Murphy (ou ficar preocupado). Fonte: Serviços Essenciais: http://servicos-essenciais.blogspot.com.br/2013/01/qual-e-nocao-de-risco-que-o-governo.html


Comentários