Uma experiência extraordinária - estar presente à palestra do Eng. Jaime Garcia Cepeda - DI Lions Clube Internacional


Momentos extraordinários
Durante a vida temos oportunidades de frequentar escolas, seminários, congressos etc. e ouvir e ver discursos, aulas, palestras e shows de toda espécie e qualidade. Quando, já na terceira idade, descobrimos algo extraordinário e capaz de encantar, empolgar e dizer que valeu estar presente saímos do evento com a certeza de que acrescentamos lições e o prazer de ter sido testemunhas de algo extraordinário.
Em 2010 visitamos a Colômbia e lá nos surpreendemos, eu e minha esposa, com a descoberta de um país em obras bem feitas, cuidados que não vemos no Brasil, encantador e cheio de surpresas culturais, técnicas e sociais impressionantes (Cascaes, 2010).
Se a Colômbia foi uma revelação, ver e ouvir a palestra do Diretor Internacional do Lions, o colombiano e Engenheiro Jaime Garcia Cepeda, durante a XIV Convenção do DMLD (DMLD - Distrito Múltiplo LD) em Maringá nesse mês de maio de 2013 foi um raro momento de motivação e conhecimento minucioso do trabalho que o Lions Clube Internacional realiza; ou seja, saber com dados e fatos o que é o LIONS em suas atividades sociais e de cidadania no mundo inteiro reforçou nosso sentimento de satisfação de pertencer a um clube de serviços com tal envergadura.
Por que essa palestra foi importante?
O Dr. Jaime é um “showman” capaz de envolver, trazer alegria e concluir sua mensagem com brilhantismo. Por efeito de restrições de direitos autorais não podemos divulgar sua apresentação completa, mas em nosso blog sobre o acompanhamento de ações leonísticas, blog pessoal, colocamos o que pudemos gravar e divulgar amadoristicamente (Cascaes, O LIONS - um clube mundial e de cidadania - DI CL Eng. Jaime Garcia Cepeda , 2013).
Nessa palestra a mensagem importante “ser jovem é uma questão de mentalidade” apareceu não apenas retoricamente. O exemplo que nosso Diretor Internacional deu com entusiasmo e simplicidade foi empolgante. Nunca vimos tantas pessoas da terceira idade dançando como nos tempos em que eram jovens e apaixonados...
A espontaneidade do Engenheiro Cepeda demonstra a qualidade de pessoas criadas com liberdade num país que luta pela normalidade democrática, após décadas de suplício que nossa imprensa formal mostrou em inúmeras reportagens. A Colômbia, essa ilustre desconhecida dos brasileiros, é uma tremenda lição para todos nós.
Vimos, visitando-a, a pujança e capacidade do ser humano quando quer fazer de forma justa o que um país precisa, tudo isso além de museus, monumentos, construções e até fortalezas que contam a história da América Latina antes e depois da chegada dos europeus. Que cuidados e facilidades culturais, além de competência na utilização de uma fruta que encontramos no litoral brasileiro, de norte a sul, e que os colombianos sabem aproveitar fantasticamente, nosso prosaico coco (por exemplo). Se isso é uma experiência por si só educativa, ver e conhecer o resultado da Boa Engenharia, o cuidado com a mobilidade do pedestre, o respeito à pessoa com deficiência, os ciclistas, o transporte coletivo em Bogotá (uma versão aprimorada do que existe em Curitiba), a área dedicada a esportes (um quilômetro quadrado em Bogotá) com a valorização do esporte amador, enfim, uma coleção de situações e soluções que merecem atenção dos brasileiros, tão preocupados com os caprichos da Fifa e a preparação de um campeonato de futebol profissional para gente capaz de pagar os ingressos caríssimos, isso sem falar nas mudanças de nossas leis e a priorização do circo em detrimento de serviços essenciais...
Queremos ser jovens; os mais velhos, contudo, devem oferecer seus conhecimentos e capacidades adquiridas ao longo da vida a favor das comunidades em que vivem e da própria humanidade, essa é a melhor forma de conquistarem as simpatias de todos e, quem sabe, de um Grande Arquiteto preocupado com sua Obra.

Cascaes
20.5.2013


Cascaes, J. C. (2010). Para não esquecer. Fonte: Lugares Preciosos: http://lugares-preciosos.blogspot.com.br/2010/10/para-nao-esquecer.html
Cascaes, J. C. (5 de 2013). O LIONS - um clube mundial e de cidadania - DI CL Eng. Jaime Garcia Cepeda . Fonte: olhando e vivendo o LIONS: http://olhando-o-lions.blogspot.com.br/2013/05/o-lions-um-clube-mundial-e-de-cidadania.html
DMLD - Distrito Múltiplo LD. (s.d.). Fonte: Lions: http://www.lions.org.br/multiplold/2010_2011/index.htm

Comentários