Boas Festas

Feliz Natal, saúde e sucesso em 2014
Final de ano é tempo de festas, rezas, orações e esperanças. Dependendo de opções religiosas o Natal (Pegorini, 2013) ganha significado e pode realmente ser uma data respeitável. As mensagens cristãs são válidas, principalmente se lembrarmos dos ensinamentos de fraternidade e justiça.
O que é empolgante, contudo, seja qual for a percepção externa, é a reação das crianças quando têm a sorte de viverem entre pais que podem sustentá-las e amá-las. É genial ver a reação delas aos momentos e cenários que o Natal é capaz de criar.
Para os adultos o final de ano se transforma em período de festas bem pagãs, mais ainda diante da possibilidade de férias tropicais.
Para nós, mais velhos, o sentimento de ter sobrevivido mais um ano e a expectativa do próximo. Damos muito valor aos votos de saúde...
E o sucesso?
Para os aposentados o sucesso dos filhos é nosso. Se de alguma forma ganhamos alegrias é vendo nossos descendentes, filhos e filhas, netos e netas, bisnetos e bisnetas etc. encontrando seus espaços, transformando-se em senhores e senhoras de seus destinos.
O ano de 2013 foi complexo e com períodos distintos de pessimismo e otimismo. Para o Brasil o fato marcante, que entra para a nossa história, foi o levante popular em junho. Nossos políticos sentiram o golpe e o Governo Federal precisou montar um super-esquema de marqueting e de ações policiais para conter a raiva, a revolta espontânea.
A estratégia de esvaziamento dos protestos continua a pleno vapor. A mídia aumentou espaços em torno da Copa do Mundo e os jovens foram etiquetados e induzidos a aceitarem manifestações “bem comportadas”.
Em nossa história e da humanidade em geral as classes dominantes e lideranças oportunistas reconduzem povos que se revoltam para a senda das boiadas eternas.
Felizmente temos esperanças, talvez a maior seja a liberdade de comunicação individual e coletiva, algo que assusta os profissionais da Mídia. O esforço para desmoralizar as redes sociais é intenso.
Estamos no Natal, ótimo.
Jesus Cristo e seus apóstolos conseguiram furar os bloqueios às suas mensagens. Exercendo seus poderes divinos ou simplesmente colocando verdades inquestionáveis Jesus Cristo foi decisivo na construção de civilizações e do mundo atual.
Que maravilha a Igreja Católica sob novo comando, o Papa Francisco é uma belíssima revelação. Assim a Igreja se renova e renasce...
Podemos ter esperanças.
E no Brasil?
Além de uma Copa do Mundo extremamente desmoralizada entre aqueles que se atrevem a analisá-la em detalhes, teremos eleições. Será que servirão para alguma coisa? Nosso povo luta para sobreviver, tem pouco tempo para militâncias políticas. Ou seja, talvez tenhamos simplesmente que escolher entre os menos ruins...
Aconteça o que acontecer queremos o sucesso, a saúde e a alegria de todos; se para muitos será impossível, que nossos amigos e amigas, familiares e aqueles que admiramos tenham muita saúde, força, vigor, sorte e amparo dos deuses, anjos, arcanjos, santos etc. para enfrentar o próximo ano.
Feliz Natal e sucesso em 2014.

Cascaes
21.12.2013
Pegorini, N. I. (12 de 2013). O verdadeiro significado do Natal. Fonte: olhando e vivendo o LIONS: http://olhando-o-lions.blogspot.com.br/2013/12/o-verdadeiro-significado-do-natal.html



Comentários