A Copa do Mundo em Curitiba, uma hipótese? O que significará?

O drama da Copa do Mundo em Curitiba
O que começa mal dificilmente se ajusta. Em Curitiba sentimos, desde o início, uma tremenda fragilidade na condução dos projetos possíveis e muita improvisação e aprendizes de feiticeiro inventando soluções impossíveis a partir do anúncio da Copa do Mundo em por aqui.
Agora, com muita frustração chegamos ao ponto que víamos ser inevitável diante das muitas tentativas, invenções e decisões equivocadas e incompreensíveis de lideranças locais.
Curitiba tinha uma arena praticamente pronta (Existe no Brasil estádio mais moderno e confortável do que a Arena da Baixada?, 2008), os custos de adaptação seriam irrisórios (Terra, 2007), era uma cidade moderna, com estrutura para acolher os jogos da FIFA etc.. O que os leigos não sabiam era do que realmente tínhamos em relação aos acordos comerciais da responsável maior pela Copa do Mundo, a FIFA; nossas fragilidades foram aparecendo a “conta gotas”.
Aos poucos descobrimos os encargos e as audiências públicas só agravaram a sensibilidade em relação a projetos dimensionados em tempos de bonança. Nunca mais refizeram os estudos iniciais de viabilidade econômica e as respostas a quem participou desses eventos formais e inúteis foram preocupantes.
A capital do Paraná poderia ter tido muito maior proveito, afinal aparentemente gozava de prestígio no Planalto (???).
O que houve????????
Em 1985 conversando com o saudoso professor Adhail[1]Sprenger Passos (Galeria de Presidentes do IPPUC Galeria de Presidentes do IPPUC Galeria de Presidentes do IPPUC Galeria de Presidentes do IPPUC)ele nos disse que era muito fácil ser presidente do IPPUC. Esse órgão de planejamento de Curitiba tinha uma prateleira cheia de projetos e o trabalho da diretoria era só escolher os melhores...
Parece que a prateleira em Curitiba estava desatualizada quando o trabalho pela Copa do Mundo começou. Primeiro a letargia, depois as improvisações e finalmente o desespero, e agora?
Viabilizam a ARENA da Baixada (será?), a que preço? Solo Criado (Planejamento)? Concessões estranhas e mobilização do Prefeito de Curitiba e do Governador do Estado para pessoalmente ouvirem a bronca dos representantes da Fifa? O Atlético vai mandar no quê empenhando tudo?
E a cidade e o Paraná convivem com obras e serviços que gerarão dívidas. Durante todos esses anos cidades mais ricas e seus representantes deveriam ter lutado ferozmente por uma reforma fiscal e ampliação de fontes de renda.
Continuamos reféns da União... A capital do Paraná e o estado do Paraná têm uma compensação ridícula pelos impostos e divisas que deixam nas mãos federais (Cascaes).
Planejar, projetar, gerenciar obras e operá-las é um trabalho desprezado no Brasil. Somos um país de espertos que vive tropeçando em suas fantasias. Não é sem razão que o Carnaval é tão popular por aqui. Sabemos viver ilusões.
Por enquanto torcemos pelo mal menor, que a Copa e seus “grandes” jogos não abandonem Curitiba. Afinal alguns privilegiados poderão ver aqui “partidas” extremamente importantes para nós.
Já foi gasto demais para não acontecer nada, exceto a lição de que devemos planejar melhor e fazer tudo com mais profissionalismo.
Quanta improvisação e ... em Curitiba.

Cascaes
22.01.2014
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: O irredento: http://o-irredento.blogspot.com.br/
Existe no Brasil estádio mais moderno e confortável do que a Arena da Baixada? (2008). Fonte: Pergunte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080331130706AAtwoDa
Galeria de Presidentes do IPPUC Galeria de Presidentes do IPPUC Galeria de Presidentes do IPPUC Galeria de Presidentes do IPPUC. (s.d.). Fonte: IPPUC: http://www.ippuc.org.br/mostrarpagina.php?pagina=4&%20idioma=1
Planejamento. (s.d.). Solo Criado - o que é, valores e como comprar. Fonte: Prefeitura de Porto Alegre: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/spm/default.php?p_secao=140
Terra, R. (5 de 11 de 2007). Obras da nova Arena da Baixada devem começar em 2008. Fonte: Terra - Brasil 2014: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI2049741-EI10545,00-Obras+da+nova+Arena+da+Baixada+devem+comecar+em.html





[1] 13º 11/02/1987 a 31/12/1988 ADHAIL SPRENGER PASSOS 
Nasceu em Guarapuava em 12.02.1924. Como engenheiro civil e economista formado pela Universidade Federal do Paraná em 1948 e 1960 respectivamente, desempenhou várias funções na Empresa Brasileira do Correios e Telégrafos e foi professor das Universidades Federal e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Curitiba. Coordenou o desenvolvimento do planejamento do Paraná (1963/1965). Recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba em 1985 e foi presidente do IPPUC de 1988 a 1990. Integrou os conselhos da TELEPAR, COPEL, MINEROPAR e TECPAR. 

Comentários