31 de março - dia para muitas reflexões do pessoal dos anos sessenta

Dia para muitas reflexões do pessoal dos anos sessenta
31 de março é uma data que entrou para a história do Brasil com o golpe, contragolpe, quartelada ou revolução de 1964. Teve bons e maus resultados. Em reportagens recentes vimos o que existiu de pior, a tortura injustificável e brutal e atos clandestinos de Estado, algo absurdo por qualquer ângulo de análise, ainda que até “naturais” até recentemente em quase todos os países que formam a constelação institucional da Humanidade.
Felizmente o senso comum evolui, algo que marca a natureza eventualmente inteligente do ser humano.
O lado dolorido, pesaroso, inaceitável para nós da geração de jovens da década de sessenta do século passado foi a violência contra amigos e amigas que desapareceram em conflitos secretos, discretos e notórios entre as famigeradas “esquerdas” e “direitas”.
O maniqueísmo ideológico foi, é o maior sinal de atraso de nosso desenvolvimento da arte de pensar, aliás, em tudo vemos os efeitos de coisas tão primárias quanto “torcidas organizadas” a partidos políticos radicais. O sectarismo[1]é uma patologia social de extrema gravidade.
No Brasil há muito espaço de crescimento intelectual e social, nosso atraso é enorme.
O início deste ano foi emblemático de episódios e comportamentos que mereceriam análises de gênios da humanidade. O que aconteceu com o Setor Energético é um exemplo forte da leniência, ignorância, malícia e, provavelmente, crimes monumentais contra o povo brasileiro.
Exemplificando, só agora “descobriram” o que acontecia com a Petrobras? Em tudo e por tudo o que temos é um crime coletivo gigantesco e até primário, se pesquisarmos, entre outras coisas, as habilitações dos membros das diretorias da Petrobras e de seu grande Conselho de Administração. O que faziam? Liam gibis enquanto assinavam decisões absurdas?
Os serviços essenciais (Cascaes, Serviços Essenciais) no Brasil se transformaram em pasto gordo para manadas de vigaristas...
As eleições para a Presidência estimulam a concentração da artilharia contra a presidenta do Conselho de Administração, a economista (?) Dilma Rousseff, nossa Excelentíssima Presidenta da República, e os outros?
No Brasil a corrupção foi argumento pesado até para a proclamação da República (Gomes, 2013), tudo, contudo, adiante se mostrou pura perfumaria escondendo intenções reais, entre elas o tenebroso corporativismo exacerbado das Forças Armadas e as conveniências de bispos a latifundiários e fazendeiros escravagistas.
É privilégio do Brasil? Um romance de Umberto Eco (O Cemitério de Praga, 2011) ilustra bem o que era o comportamento humano enquanto (O Diabo na Água Benta) relata os efeitos da propaganda e mídia que viabilizaram a Revolução Francesa. Se os exemplos são remotos podemos simplesmente estudar com profundidade o processo de construção dos regimes totalitários, dos quais Hannah Arendt (Livros e Filmes Especiais) foi uma primorosa analista. Os regimes capitalistas, por sua vez, caminham celeremente em direção à criação de uma ditadura universal...
De modo geral as “democracias” e regimes comunistas convergiram para quase dinastias e plutocracias[2]da pior espécie. Por quê?
As limitações de aprendizado eram gigantescas. Com tremenda facilidade manipulava-se multidões. As redes sociais não existiam e o potencial de difusão do conhecimento humano era restrito a poucos e caros livros em meio a populações majoritariamente analfabetas. A WEB e os computadores possibilitam maravilhas, por isso mesmo assustando ditadores em potencial e ditaduras consolidadas.
O ser humano é um animal pensante em construção. Maravilhosamente evoluímos realmente e graças à massificação da cultura, onde os famigerados “direitos autorais” não atrapalham, a educação e a inteligência poderão, aliadas ao aumento da expectativa de vida sadia, produzir ainda neste século 21 gerações de pessoas infinitamente melhores do que as nossas mais antigas.
O desafio, entre outros, será ajustar a mídia comercial e institucional para a evolução da inteligência e educação e trazê-la para o chão dos Direitos Humanos, dos quais tivemos uma excelente exposição do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Luiz Kukina  (Direitos prestacionais, Direitos Sociais Prestacionais, Ministro Sérgio Luiz Kukina, o STJ e os Direitos das PcD, , 2014). É fundamental em tempos que sinalizam a possibilidade de regressões assustadoras a construção de bons paradigmas, valores e educação ainda que sempre aberta (a Mídia) a programações contraditórias e necessárias. Não devemos confundir liberdade de expressão política e filosófica com o direito de destruir crianças e jovens com mensagens doentias.
Mas 31 de março de 1964, 15 de novembro de 1889, o getulismo, tenentismo etc. assim como o encilhamento[3], as bolhas especulativas na Economia, a escravidão e muito mais formam uma coleção de assuntos que deveriam ser conhecidos por todos os adultos com o máximo de profundidade possível. A História é uma coleção de fatos e pessoas emblemáticas, boas e más.
Acima de tudo não queremos ditaduras, tortura, polícias secretas, processos ocultos, censura, arbitrariedades, iluminados dizendo o que devemos fazer. Para enfrentar todos os tipos de ditadura devemos ter condições de diálogo, humildade e aprendizados essenciais à dignidade humana. Mais ainda, estar atentos a doenças sociais e políticas que desmoralizam os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade.

Cascaes
31 de março de 2014

Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Serviços Essenciais: http://servicos-essenciais.blogspot.com.br/
Darnton, R. (s.d.). O Diabo na Água Benta. Fonte: Livros e Filmes Especiais : http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/03/o-diabo-na-agua-benta.html
Eco, U. (2011). O Cemitério de Praga. São Paulo: Editora Record.
Gomes, L. (2013). 1889. Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/11/1889.html
Kukina, S. L. (28 de 3 de 2014). Direitos prestacionais, Direitos Sociais Prestacionais, Ministro Sérgio Luiz Kukina, o STJ e os Direitos das PcD, . Fonte: Direitos das Pessoas com Deficiência: http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com.br/2014/03/direitos-prestacionais-direitos-sociais.html








[1] O termo sectarismo (usado geralmente com conotação negativa e pejorativa) vem do latim sectariu, que em sentido estrito se aplica ao seguidor de uma seita, mas pode também denotar zelo ou apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitasreligiões e grupos ideológicos são obstinados e inflexíveis na defesa de suas doutrinas. O termo vale também para o indivíduo fechado ao diálogo. Wikipédia
[2]plutocracia (do grego ploutos: riqueza; kratos: poder) é um sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico. Do ponto de vista social, esta concentração de poder nas mãos de uma classe é acompanhada de uma grande desigualdade e de uma pequena mobilidade. Wikipédia
[3] Crise do Encilhamento foi uma bolha econômica que ocorreu no Brasil, entre o final da Monarquia e início da República, estourando durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca (1889-1891), tendo em decorrência se transformado numa crise financeira. Os então Ministros da Fazenda Visconde de Ouro Preto e Ruy Barbosa, sob a justificativa de estimular a industrialização no País, adotaram uma política baseada em créditos livres aos investimentos industriais garantidos por farta emissão monetária.
Pelo modo como o processo foi legalmente estruturado e gerenciado, junto com a expansão dos capitais financeiro e industrial vieram desenfreada especulação financeira em todos os mercados e forte alta inflacionária, causadas pela desconfiança oriunda de determinadas práticas no mercado financeiro, como excesso de lançamento de ações sem lastro, e posteriores OPAs visando o fechamento de capital. Wikipédia

Comentários