Feliz Páscoa, e depois?

A Páscoa e o Sermão da Montanha
Visitando Itajubá, MG, em data de festa de formatura, vimos nas paredes da sua igreja matriz a transcrição do Sermão da Montanha [1] (Noite de pensamentos religiosos, 2013). Com certeza é o resumo mais importante dos ensinamentos de Jesus Cristo, esquecidos ao longo da história do cristianismo com religiões que optaram por propostas mais convenientes ou simplórias.
A Páscoa[2]ameniza o pavor da morte, a ressurreição é uma esperança atávica do ser humano e assim tornou-se um momento de festa entre os cristãos. O que não podemos, contudo, é desprezar a essência dos ensinamentos de Cristo.
O Sermão da Montanha é primoroso e seria agora motivo de debates, pregações e cobranças políticas (nada é mais político do que o Sermão da Montanha), se não vejamos[3], talvez a parte essencial, o que nos diz respeito nesse período em que o esgoto reflui, mostrando em todos os níveis de governo o que aconteceu nessas últimas décadas (além de guerras iminentes, genocídio na África, sectarismo religioso etc.):
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os Defensores da Paz, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Amor, Justiça, Serenidade e os amantes da Justiça, os irredentos, enfim, capazes de reagir às piores tentações materiais são apresentados com louvor por Jesus Cristo.
Naturalmente os ensinamentos desse episódio mítico ou real contêm as bases da cultura do povo judeu, mas servem muito bem às preocupações necessárias a ajustes em nosso Brasil confuso e sem rumo, que se declara majoritariamente cristão.
É desalentador descobrir que todas as esperanças da década de sessenta do século passado e as perdas em lutas (principalmente na década de setenta) ingênuas e estúpidas foram em vão. A abertura política foi uma oportunidade usurpada entre pessoas mal intencionadas que mandavam no Brasil ou despreparadas para a responsabilidade de elaborar uma Constituição Federal que o Brasil precisava. E agora?
Teremos eleições, escolher, votar em quem?
Toda a máquina política atual favorece armações ilimitadas. Chegamos ao absurdo de saber que existem partidos grandes e pequenos apenas para disputar ministérios e outras coisas.
O tempo de telinha, regiamente pago às concessionárias de comunicação (Decreto garante dedução do imposto de renda para emissoras obrigadas a exibir propaganda, 2012), decide bases aliadas, pode?
Na Páscoa 2014 vamos rezar, orar, pensar, sonhar com um Brasil melhor?
E depois?
Feliz Páscoa!

Cascaes
17.4.2014

Brasil, A. (20 de 8 de 2012). Decreto garante dedução do imposto de renda para emissoras obrigadas a exibir propaganda. Fonte: em.com.br ESTADO DE MINAS: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/eleicoes/eleicoes-bhregiao/2012/08/20/noticias_internas_eleicoes,312775/decreto-garante-deducao-do-imposto-de-renda-para-emissoras-obrigadas-a-exibir-propaganda.shtml
Cascaes, J. C. (12 de 2013). Noite de pensamentos religiosos. Fonte: Turma Engenheiros EFEI 1968 Blog dedicado ao pessoal formado em Itajubá na EFEI em 1968: http://engenheirosefei68.blogspot.com.br/2013/12/noite-de-pensamentos-religiosos.html




[1]Sermão da Montanha é um longo discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus, mais precisamente do capítulo 4, versículo 23, ao capítulo 7. Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a verdadeira vida cristã, uma vida que conduz a humanidade ao Reino de Deus e que põe em prática a vontade de Deus, que leva à verdadeira libertação do homem. Estes discursos podem ser considerados por isso como um resumo dos ensinamentos de Jesus a respeito do Reino de Deus, do acesso ao Reino e da transformação que esse Reino produz.
Além de importantes princípios ético-morais, pode-se notar grandes revelações, pois aquilo que muitas vezes é tido por ruim, por desagradável, diante de Deus é o que realmente vai levar muitos à verdadeira felicidade. Esta passagem forma um paradoxo, contrariando a ideia de muitos e mais uma vez mostrando que "…'Deus não vê como o homem vê, o homem vê a aparência, mas Deus sonda o coração" (I Samuel 16.7). .
No Sermão da Montanha o evangelista Mateus está a apresentar Jesus Cristo como o novo Moisés, daí o discurso ser proferido numa montanha (talvez, apenas uma colina), pois Moisés tinha recebido os 10 Mandamentos no monte Sinai. Mas, Jesus não veio para abolir a Lei ou os Profetas, mas sim completá-los na sua íntegra (Mt 5, 17). Wikipédia

[2] Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes. Wikipédia
[3] As Bem-aventuranças
As Bem-aventuranças  são o anúncio da verdadeira felicidade, porque proclamam a verdadeira e plena libertação, e não o conformismo ou a alienação. Elas anunciam a vinda do Reino de Deus através da palavra e acção de Jesus, que tornam a justiça divina presente no mundo. A verdadeira justiça para aqueles que são inúteis, pobres ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza que explora e no poder que oprime. As Bem-aventuranças revela também o carácter das pessoas que pertencem ao Reino de Deus, exortando as pessoas a seguir este carácter exemplar.
Resumindo e usando as palavras do Catecismo da Igreja Católica (CIC), as bem-aventuranças nos ensinam o fim último ao qual Deus nos chama: o Reino de Deus, a visão de Deus, a participação na natureza divina, a vida eterna, a filiação divina, o repouso em Deus (CIC, n. 1726). Wikipédia

Comentários