Momentos difíceis e didáticos

A lentíssima evolução ética do ser humano
Um dia desses vi (e ouvi) o Professor Tosihiro Ida explicando o comportamento humano usando a Pirâmide de Maslow (1) num convite para ingresso no Lions, perfeito; quem não vive de acordo com os degraus que começam na luta pela sobrevivência até a notoriedade, a aceitação e o autoconhecimento positivo?
Vivemos tempos difíceis, as feridas se abrem mostrando problemas que não eram segredo para nenhum brasileiro. A corrupção já foi mote até para derrubar a Monarquia (2) e deixou um comandante e príncipe sem mantimentos na Guerra do Paraguai (3).
Minha mãe perdeu a esperança de uma boa aposentadoria com o Montepio da Família Militar após poucos anos (4) assim como centenas de milhares de brasileiros e brasileiros com a quebra de um conjunto de instituições semelhantes, que na década de sessenta do século passado tiveram seu apogeu. Corrupção? Incompetência?
Mas sobre a situação atual em torno da Operação Lava Jato o melhor artigo que alcancei foi o de Ricardo Semler, a “A verdade acima dos partidos” (5).
Com setenta anos de idade e tendo vivenciado inúmeras situações políticas e profissionais não posso desconhecer uma realidade nietzschiana que só recentemente teve a oportunidade de aparecer bem, graças às redes sociais e os escândalos recentes.
Até onde o ser humano realmente é honesto?
Michel Foucault [ (6), (7), (8) (9)] , Jean Luc Ferry (6) e outros tratam bem disso (6) . O pesadelo é o retorno aos tempos dos privilégios sem limites que no Brasil ganhou desculpas e um argumento sórdido: “Projeto de Poder” (12) e direito dos aristocratas. As Cortes sempre acreditaram que poderiam agir de qualquer jeito. Se condenadas por alguma razão, tratamento vip...
Nossa “democracia” que começa com projetos de mídia e termina com escândalos é preocupante. Queremos liberdade, precisamos de lideranças sérias e responsáveis.
As recaídas ideológicas não são privilégio do Brasil. Se o Mundo se volta para o fundamentalismo religioso é porque em muitos lugares os políticos e lideranças paralelas falharam muito feio. Merece uma análise profunda, mas não temos ainda base e distanciamento desse fenômeno para ter a certeza da isenção de ânimo.
O preço da liberdade é a eterna vigilância contra aqueles que a desmoralizam. Por outro lado a vigilância pressupõe cultura e capacidade de análise. Lamentavelmente a ignorância “é um espanto” (13).
Lembrando o artigo de Ricardo Semler já citado aqui, é fundamental que todos nós evoluamos. Os mais velhos não mudarão, mas em nossas escolas devemos rever paradigmas de educação e seus objetivos para que, pelos menos em salas de aula, construamos uma nova geração de brasileiros.
É extremamente importante a valorização da honestidade intelectual, moral, cidadã.
Sem amor à coragem da verdade (8)e métodos de discussão democráticos não teremos nunca o Estado e a Sociedade livres e saudáveis.
Infelizmente no Brasil valorizamos demais a “esperteza” e “malandragens”, vemos e ouvimos refrãos inibidores e outros tão mentirosos quanto o famoso “o governo paga”. Talvez agora nossa gente comece a perceber porque temos serviços essenciais tão caros, precários, insuficientes...
Cascaes
25.11.2014

1. PMJF CL Tosihiro Ida e apresentação do LIONS . olhando e vivendo o LIONS. [Online] 11 de 2014. http://olhando-o-lions.blogspot.com.br/2014/11/pmjf-cl-tosihiro-ida-e-apresentacao-do.html.
2. Gomes, Laurentino. 1889. Livros e Filmes Especiais. [Online] 2013. http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/11/1889.html.
3. Priore, Mary Del.O Príncipe Maldito. Livros e Filmes Especiais. [Online] http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2014/03/o-principe-maldito.html.
4. Montepio da Família Militar. Wikipédia. [Online] http://pt.wikipedia.org/wiki/Montepio_da_Fam%C3%ADlia_Militar.
5. Semler, Ricardo.A verdade acima dos partidos. blog do Juca Kfouri. [Online] UOL, 21 de 11 de 2104. http://blogdojuca.uol.com.br/2014/11/a-verdade-acima-dos-partidos/.
6. Foucault, Michel.Vigiar e Punir. s.l. : Vozes.
7. [org.], Frédéric Gros. Foucault - a coragem da verdade. [trad.] Marcos Marcionilo. s.l. : Parábola Editorial. ISBN 85-88456-25-7.
8. —. Foucault - a coragem da verdade - O Governo de Si e dos Outros II. [trad.] Eduardo Brandão. s.l. : wmfmartinsfontes, 2011. Curso no Collège de France (1983 - 1984).
9. Candiotto, Cesar.Foucault e a crítica da verdade. Curitiba : Champagnat, 2010. p. 66.
10. Ferry, Luc. Aprender a Viver - Filosofia para os novos tempos. [trad.] Vera Lúcia dos Reis. Rio de Janeiro : Objetiva, 2006. Tradução de: Apprendre à vivre - Traité de Philosophie à l'usage des jeunes générations. ISBN 978-85-390-0105-7.
11. Cascaes, João Carlos. Livros e Filmes Especiais. [Online] http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/.
12. editorial.Projeto de poder banaliza corrupção. O Globo. [Online] 25 de 11 de 2014. http://oglobo.globo.com/opiniao/projeto-de-poder-banaliza-corrupcao-14649869.
13. Jô Soares. Homens TudyBom. [Online] 16 de 8 de 2014. http://homens.tudybom.com.br/jo-soares/85.
14. Gros, Frédéric.Foucault - a coragem da verdade. Livros e Filmes Especiais. [Online] http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/09/foucault-coragem-da-verdade.html.





Comentários