Feliz Natal e 2015 melhor

Feliz Natal, votos de um bom ano de 2015
2014 chega ao seu final no meio do turbilhão provocado pela Operação Lava Jato e com aumentos pesadíssimos de impostos, taxas, juros e a tristeza de que poderemos passar por muitos apertos em 2015.
Olhamos os europeus, por exemplo, e vemos em muitos países uma seriedade que nunca tivemos. O cenário atual em nações mais desenvolvidas não aconteceu simplesmente porque seriam melhores do que os brasileiros. Eles vivenciaram guerras e revoluções violentíssimas que impuseram aos sobreviventes períodos de terra arrasada e de recomeço, renascimento.
O Natal para os cristãos é a lembrança do reinício de uma fé elaborada durante muito tempo pelo povo judeu, sendo o nascimento de Cristo em meio à dominação romana e num estado governado por uma classe sacerdotal consolidada e acomodada. Com Jesus Cristo ganhamos uma série de lições que podem ser resumidas no Sermão da Montanha (1). Naturalmente é um registro de memória por um discípulo seu (2) e pode não ser fiel ao que o Mestre falou, mas é tido como tal e merece leitura atenta.
O nascimento de Cristo aconteceu em algum dia àquela época, não exatamente em 25 de dezembro; serve, contudo, de festa e momento de reflexões importantes de final de ano e próximo ao começo do seguinte.
Nós precisamos pensar muito e mudar estratégias de vida em nosso Brasil perdulário e com dificuldades de implementar um ambiente de Justiça, seriedade e eficácia, mais angustiante se lembrarmos todos os nossos ideais de formação, principalmente em período republicano. O mundo se transforma e temos agora até documentos e compromissos internacionais, serão para enfeitar?
Há muitos anos, por motivação familiar, lutamos pelos direitos das pessoas com deficiência e agora podemos somar a experiência de ser idoso.
Evoluímos? Continuamos sentindo a indiferença de nossas autoridades?
Em 2014 passamos por momentos difíceis e maravilhosos, aprendemos muito e se a saúde e a fé em nosso povo permitirem vamos começar 2015 na convicção de que a luta continua e precisa ser aprimorada. Os resultados têm sido decepcionantes quando pensamos em nossas cidades, ainda tremendamente hostis à PcD e à pessoa idosa.
Nesses últimos anos vimos até com desespero prioridades eleitoreiras e relaxamentos assustadores. Perdemos de 7 a 1 em muitas questões, principalmente nos serviços essenciais que nosso povo precisa desenvolver. Ganhamos estádios monumentais e ambientes mais adequados aos turistas...
O fundamental, contudo, é corrigir erros e evoluir, todos podem mudar para melhor.
Os grandes empreiteiros e políticos se transformaram em “bodes expiatórios” (não sem razão), eles são, contudo, o resultado da leniência e até parceria com gente que agora se esconde em sua insignificância. De modo geral nosso povo foi e é educado para não reagir e submetido a discursos falsos, como, por exemplo, dizer que o governo paga.
Na última campanha eleitoral a cesta de bondades prometidas era imensa; ninguém se atrevia a falar publicamente dos custos e das competências necessárias. Agora vemos os impostos crescendo nos impostômetros...
Com as religiões ganhamos ensinamentos éticos e a promessa de recompensas em outra(s) vida(s). Na vida política e privada a construção de um mundo melhor aqui é o desafio que se renova todo final de ano.
Para esses dias próximos o que podemos fazer é desejar boas festas, momentos de reflexões e um feliz, saudável e amoroso ano novo.
Cascaes
19.12.2014

1. Sermão da Montanha. Wikédia. [Online] http://pt.wikipedia.org/wiki/Serm%C3%A3o_da_Montanha.
2. Evangelho segundo Mateus. Wikipédia. [Online] http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Mateus.






Comentários