Conhecendo a reserva RRPNM - AIRUMÃ da AVAPE

Sustentabilidade levada a sério
O Lions Clube de Curitiba Batel decidiu fazer uma análise do cenário nacional em torno do tema “sustentabilidade” que finalmente atinge um grau de compreensão universal com a constatação material da urgência em torno desse tema, um espaço para muitos oportunismos, alguns imperialistas, mas necessário, urgente e capaz de até criar novos padrões sociais e econômicos, partindo de uma base cultural que ONGs, clubes de serviço, escolas, clubes, a sociedade organizada em geral precisa levar a sério.
O tema é contaminado pela visão romântica e improvisações e carece de ordenamento técnico eficaz, o que tem criado desconfianças e atrasos perigosos. Com certeza grandes interesses nacionais e internacionais explicam muita coisa, tendo nesse último século criado motivações para conflitos permanentes.
O imperialismo é sutil ou explícito, tudo depende do desespero, ambições e vaidades dos povos mais desenvolvidos, principalmente.
Precisamos, contudo, fazer algo e nesse sentido o Brasil ainda pode muito, favorecido por suas dimensões e um povo instintivamente atento a seus interesses e potenciais.
Bons exemplos não faltam.
Visitamos em Curitiba a reserva Airipunã (missão do Lions Clube Curitiba Batel liderada pelo arquiteto Ricardo Tempel Mesquita (1)) e recebidos pela Dra. Terezinha Gacheski em 4 de abril de 2015, que maravilha!
Vimos e ouvimos explicações lúcidas e pertinentes sobre a degradação ambiental provocada por cidades incrustadas na Mata Atlântica e lugar da nascente de tantos rios [ (2), (3)] gigantescos (a maioria (antes piscosos e parte de um ecossistema colossal) no Brasil percorre longas distâncias margeado por fazendas, cidades e lugares sendo invadidos). A AVAPE propõe soluções e luta pela manutenção em estado natural das florestas maiores e sobreviventes (Mata Atlântica) na Região Metropolitana de Curitiba, comemorando nesse momento a criação da Reserva do Bugio (4) (grande mas insuficiente, está apenas à jusante de Curitiba). Um exemplo prático na forma da Reserva Airipunã (5)e uma proposta ampla com a AVAPE (4)a Reserva do Bugio é uma continuação de outras reservas e parques urbanos que precisam disciplinar o desenvolvimento da região dentro de conceitos modernos de sustentabilidade, ainda distantes de propostas universais e aceitas tacitamente. O pesadelo continua cobrando de nossas lideranças ações eficazes sem cair em comportamentos ineficazes e não prioritários. Assim é extremamente a mudança de critérios espaciais, energéticos, produção de lixo, impermeabilização do solo, mobilidade urbana, consumismo e descartáveis, lógicas conservacionistas de água e energia etc. e até modismos antropomórficos, não podemos esquecer que os primeiros mamíferos a serem destruídos são os maiores fisicamente...
A reserva Airumã, abrigando cientistas e pesquisas, junta-se às nossas universidades, SIMEPAR, laboratórios, centros de pesquisa ambiental, governos, ONGs e ao LIONS para ações eficazes, essa é a nossa esperança e constatação nessa visita.

Cascaes
5.4.2015

1. Acessibilidade e o Arq Ricardo Mesquita. [Online] http://acessibilidade-e-o-arq-ricardo-mesqui.blogspot.com.br/.
2. Reurbanização Inclusiva e sustentável . [Online] http://reurbanizacao-inclusiva.blogspot.com.br/.
3. A cidade de Almirante Tamandaré . [Online] http://acidadedealmirantetamandare.blogspot.com.br/.
4. Reserva do Bugio: o maior refúgio urbano do Brasil: União entre os municipios de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande cria área de conservação para proteger os rios Iguaçu e Barigui, plantas e animais. APAVE. [Online] [Citado em: 5 de 4 de 2015.] http://apavecuritiba.blogspot.com.br/2015/03/a-apave-esteve-la-nasce-o-maior-refugio.html.
5. AIRUMÃ. APAVE. [Online] [Citado em: 5 de 4 de 2015.] https://www.facebook.com/ecoairuma.
6. avape - Associação dos protetores de áreas verdes de Curitiba e RMC. [Online] [Citado em: 5 de 4 de 2015.] http://apavecuritiba.blogspot.com.br/.



tags


























APAVE, Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM, RPPNM,  Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipais, Meio Ambiente, Ecologia, Educação, LIONS, LCC BATEL, Sustentabilidade, Airumã Estação Ambiental, Terezinha Vareschi, Ricardo Mesquita, Nilson Izaias Pegorini, Tosihiro Ida, Diana Pegorini, 

Comentários