Desafio Brasileiro, Curitiba e RMC e os ODM.


O povo brasileiro tem um longo caminho para chegar a um cenário de equilíbrio social razoável.
Participando de eventos antes impossíveis diante da necessidade de trabalhar e viajar quase sem parar, agora, aposentado, tenho a oportunidade de em ações de amigos e lideranças especiais conhecer muito mais de nossa realidade sem preocupações profissionais que, muitas vezes, eram alienantes, sufocantes.
Em 12 de maio estive na reunião do Núcleo ODM Curitiba e RMC realizada no CIETEP. Um excelente painel sobre Morte Maternal no Paraná foi apresentado pelas Dras. Vânia Muniz Nequer Soares, Eliana Carzino e Regina Piazetta quando ficou evidente a importância da educação e orientação às mães em todas as fases da gestação de seus filhos assim como a maior seriedade na opção do parto, com destaque para os riscos das cesarianas desnecessárias e maior atenção no pós-parto, hospitais e maternidades (1).
Gráficos, tabelas, análises e um bom padrão de apresentações (3 painelistas) deram a esse evento um conteúdo extremamente valioso.
Um destaque, contudo, foi conversar com o Sr. Moacir Tuleski  (2) sobre sua cidade, Araucária, onde a violência contra as mulheres é alarmante. Essa cidade paranaense recebeu ondas de migrantes a partir da construção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR (3)
Em poucos minutos tive uma exemplificação do que representou o processo de urbanização no Paraná, onde a partir da década de setenta a fronteira agrícola cresceu rapidamente, mas a erradicação dos cafezais, a mecanização da lavoura, o poder comparar padrões de vida etc.  e sua capital esfuziante criando um polo industrial atraíram multidões de pessoas sem formação profissional e social ajustadas ao novo desafio de sobrevivência.
Infelizmente o Brasil teve décadas perdidas (com o risco de repetição, se a estratégia de nossos “especialistas” e a mídia a serviço deles tiver o que desejam) e o crescimento das cidades não foi regular nem amparado por um plano de assistência eficaz às pessoas que abandonavam seus postos de trabalho rurais, frequentemente miseráveis e despreparados para a vida urbana.
Os conflitos e a defasagem cultural, tudo agravado pelo crescimento do tráfico de drogas (combatido de forma incrivelmente medíocre), geram bolsões de pobreza que precisam de máxima atenção de todos que possam mudar esse cenário.
Ouvimos do Sr. Moacir a frieza tradicional dos tecnocratas contando os riscos de dois conjuntos populacionais em área de risco junto à REPAR assim como da precariedade na defesa das mulheres em sua cidade. Paralelamente pensamos na utilização de recursos fiscais de um estado e município que faturam alto com a REPAR e a constelação de empresas que se viabilizaram graças à refinaria.
As Operação Lava Jato (4) e Operação Papel (5) dizem muito, mas na RMC temos problemas adicionais gravíssimos que deveriam ter sido resolvidos ou minimizados, afinal o Paraná é um estado que teve políticos e empresários poderosos, mas, é bom lembrar, perdeu muito cedendo a outros estados situações que o enfraqueceram, com destaque para a Lei Kandir  (6) e o ICMS da energia exportada daqui, isso sem contar a ingenuidade de nossas lideranças diante de possibilidades de redução de compromissos orçamentários que poderiam ser energicamente cobrados da União.
Os ODM (7) e a Unesco (8), ONU (9) e outras organizações internacionais criam indicadores de desenvolvimento social, econômico, estratégico; o que trava o Paraná? Agora vemos os pacotaços de Curitiba, Paraná e da União, merecemos tudo isso? Como o dinheiro de aumentos de impostos e reduções de benefícios serão usados? O que aconteceu nesses últimos anos?
Nosso povo precisa amadurecer, ter consciência do que os ODM significam e usá-los permanentemente para autocríticas e ações políticas que poderão mudar muito o que acreditamos e fazemos, principalmente para a construção de um Brasil sério e responsável.
Cascaes
13.5.2015
1. Cascaes, João Carlos. Ações ODM e Justiça Social Registrar atividades relativas aos Objetivos do Milênio na cidade de Curitiba e sua Região Metropolitana. [Online] [Citado em: 13 de 5 de 2015.] http://odmcuritiba.blogspot.com.br/.
2. Tuleski, Moacir.Um depoimento que demonstra a importância de maior atenção social em Araucária - Sr. Moacir Tuleski . Ações ODM e Justiça Social Registrar atividades relativas aos Objetivos do Milênio na cidade de Curitiba e sua Região Metropolitana. [Online] 13 de 5 de 2015. http://odmcuritiba.blogspot.com.br/2015/05/um-depoimento-que-demonstra-importancia.html.
3. Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). BR PETROBRAS. [Online] [Citado em: 13 de 5 de 2015.] http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-presidente-getulio-vargas-repar.htm.
4. Fausto Macedo. ‘Brasil é movido a corrupção’, diz doleira à CPI da Petrobrás. [Online] Estadão - Blog Dausto Macedso, 13 de 5 de 2015. http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/brasil-e-movido-a-corrupcao-diz-doleira-a-cpi-da-petrobras/.
5. Diego Ribeiro, Fernanda Trisotto, Catarina Scortecci,. MP e Gaeco cumprem 15 mandados de prisão no PR e outros estados por sonegação fiscal. Gazeta do Povo. [Online] 7 de 5 de 2015. http://www.gazetadopovo.com.br/economia/mp-e-gaeco-cumprem-15-mandados-de-prisao-no-pr-e-outros-estados-por-sonegacao-fiscal-2f2xmhs9wp1hirowsq6a89ml0.
6. Lei Kandir. Wikipédia, a enciclopédia livre. [Online] [Citado em: 5 de 5 de 2015.] http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Kandir.
7. PORTAL ODM - Acompanhamento brasileiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. PORTAL ODM. [Online] http://www.portalodm.com.br/.
8. UNESCO. [Online] http://en.unesco.org/.
9. NACIONES UNIDAS. [Online] http://www.un.org/es/index.html.




Comentários