Dívidas e dúvidas - negociações cruéis



A responsabilidade dos vendedores e a política – Grécia e Brasil
A evolução da Humanidade é o espelho e consequência dos padrões de troca de produtos, serviços, favores etc. Antes disso o que valia era a lógica da simples apropriação, principalmente em épocas tão remotas que a comunicação se baseava na simples demonstração de força. Mais adiante guerras contínuas criaram tanto a tecnologia quanto as multidões de escravos proliferaram-se possibilitando obras que turistas adoram.
Comprar e vender é um relacionamento de convencimento que pode ter consequências dramáticas, como podemos ver na extração e “compra” de serviços e seringais num livro magistral de Mário Vargas Lhosa, “O Sonho do Celta” (1), um relato romanceado da extrema violência de nações imperialistas e povos ingênuos diante de cristãos poderosos.
Nesses tempos modernos a atuação do comércio e paralelamente dos processos de financiamento e crédito também sinalizam o nível de alerta de pessoas, famílias, cidades estados, países, nações, empresas etc..... As crises monumentais que se abatem sobre todas essas unidades citadas variam muito e refletem nossas limitações de monitoramento e compreensão da realidade que principalmente a mídia comercial não expõe com sinceridade, pois ela é parte do jogo.
O drama do povo grego é uma situação que os latinoamericanos estão habituados, mas sem o prestígio de uma pequena nação que foi o berço da civilização ocidental. Nesse contexto os paradoxos são colossais, pois, de lado a lado, em mesas de negociações vemos representantes de nações imperialistas que por muito pouco não pulverizaram a Humanidade no século 20 da era cristã, ou seja, há muito pouco tempo.
Os gregos, contudo, sentem o peso de seus equívocos recentes e os efeitos da corrupção que imperou em seu país, fruto de elites demagógicas e inconsequentes. Entrar na autêntica “zona” do Euro foi uma festa, agora a ressaca. Compraram ilusões, vão pagar e enfrentar os piores cobradores.
O que precisamos aprender?
Felizmente as novas gerações já nascem usando redes sociais, bancos de dados etc. principalmente onde a liberdade e o custo dessas ferramentas extremamente importantes não estão onerados absurdamente, como é o caso brasileiro que gasta demais para viver no século 21. Aqui, entre futebol festas e penitências, deixamos de estudar e saber o que deveríamos conhecer para não errar tanto.
Maravilhosamente graças à Polícia Federal, aos Ministérios Públicos, alguns magistrados excepcionalmente corajosos e honestos e agora aos GAECOs, com o suporte de jornalistas valentes e mudanças de comportamento da Mídia comercial estamos, quem sabe, ingressando num mundo muito mais saudável e estável. Fenômenos naturais violentos expõem a forma temerária e dispersiva de alguns dos nossos políticos e governantes assessorados por quadrilhas sem qualquer escrúpulo. Serão excluídos de seus pedestais poderosos?
Voltando a esse tema, a Grécia e a Europa passam por uma terrível indigestão e todos precisamos acompanhar meticulosamente o que fazem. Para nosso orgulho uma brasileira, Dra. Maria Lúcia Fattorelli (2), estuda com extrema competência o que acontece e assim vamos ganhando auditorias da dívida desses povos. No portal Auditoria Cidadã da Dívida (2) temos excelentes artigos e filmes sobre a situação do Brasil. Os livros de Umberto Eco, com destaque para Pêndulo de Foucault (3), por sua vez, descrevem estratégias de cooptação e organização do crime camuflado de fraternidades, máfias, ideologias, fantasias que se estendem por toda a Humanidade.
Aqui continuamos ingenuamente aceitando pacotes brutais. Talvez mereçamos pagar contas absurdas, afinal a leniência, cumplicidade, mercenarismo, fraternidades de sindicatos, associações, partidos políticos etc. acontecem porque simplesmente aceitamos viver no império de ilusões.
O que é terrível é ver e imaginar onde poderemos chegar após a farra da FIFA e das eleições de 2014, seremos a Grécia de amanhã?

Cascaes
15.7.2015

1. Lhosa, Mario Vargas. O Sonho do Celta. Livros e Filmes Especiais. [Online] http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2014/09/o-sonho-do-celta.html.
2. Fattorelli, Maria Lucia. Revelar origem da dívida grega provocaria revolução financeira mundial, diz auditora. operamundi. [Online] 15 de 7 de 2015. http://operamundi.uol.com.br/conteudo/entrevistas/41027/revelar+origem+da+divida+grega+provocaria+revolucao+financeira+mundial+diz+auditora.shtml.
3. AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA. [Online] http://www.auditoriacidada.org.br/#1.
4. Eco, Umberto. O Pêndulo de Foucault. Livros e Filmes Especiais. [Online] http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2015/03/o-pendulo-de-foucault.html.



Comentários