Cerveja e futebol


Proibir ou liberar drogas
A guerra contra algumas drogas cria fortunas e infinitas misérias. Infelizmente a compulsão aventureira de jovens e até crianças e as facilidades criadas pelos vendedores de venenos no varejo, a maioria absoluta também viciada e cooptada pelos grandes traficantes, facilita a ampliação do “mercado da morte”.
Existem substâncias de todo tipo e uma quantidade enorme de situações que mereceriam estudos meticulosos, principalmente de especialistas brasileiros que deveriam avaliar o que acontece aqui e nos países que merecessem destaque para uma evolução positiva no enfrentamento de um pesadelo químico artificial ou natural que afeta a vida de todos nós. 
Determinados momentos merecem atenção especial. Estamos num deles em que a venda e consumo de cervejas em arenas [1]passa por um processo forçado de liberação em muitas cidades, ainda que contrariando o Estatuto de Defesa do Torcedor (1).
Proibir ou liberar?
Paralelamente os noticiários diariamente falam de lutas violentíssimas entre traficantes, destes contra tropas e polícias especializadas e as perdas humanas em tudo o que se refere às drogas proibidas.
No Congresso Nacional a redução da idade limite para maioridade é dada como uma panaceia, nossos legisladores esquecendo Direitos Humanos e recursos para tudo o que sonham fazer.
Mas a questão chegou à capital paranaense. Tivemos a oportunidade de presenciar uma fração do debate (2)do Projeto de Lei na Câmara Municipal de Curitiba que . Vimo-nos estimulados a escrever e registrar (You Tube e blog) algo mais sobre o tema [ (3), (4)].
O PL foi aprovado pela CMC (5). Vai para apreciação do Prefeito Gustavo Fruet. Com certeza é uma decisão que exigirá muitas reflexões e embasamentos. Por exemplo:
·        Curitiba tem dois milhões de habitantes. Quantos vão aos estádios?
·        Vale a pena expor mais ainda a população a vândalos eventuais e turbinados dentro dos estádios?
·        A população da capital, em sua maioria, é favorável a esse PL?
·        A PM e a Guarda Municipal conseguem manter bons padrões de segurança na cidade inteira em dias de conflito esportivo?
Não seria essa uma excelente oportunidade para rever impostos sobre bebidas alcoólicas e destinação de mais recursos para o sistema municipal de saúde, educação e segurança?
Debater com legisladores, magistrados, sociólogos, médicos, etc. um padrão mais eficaz de aplicação de leis que, por sua vez, merecem ajustes profundos?
No Brasil o rigor da Lei é, não raramente, a arma contra inimigos e pessoas mais pobres. O torcedor que exagerar na bebida sofrerá os rigores de jurisprudência e leis que poderão destruir sua vida, isso é justo?
Concluindo, qual é a responsabilidade da mídia comercial (propaganda de bebidas alcoólicas e padrões de comunicação) e dos responsáveis pelos clubes e arenas?
Cascaes
25.8.2015

1. LEI No 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003. Estatuto de Defesa do Torcedor. Casa Civil da Presidência da República. [Online] [Citado em: 27 de 08 de 2015.] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.671.htm.
2. CMC. Em debate as arenas, a cerveja, a segurança dentro e fora dos estádios, direitos e deveres dos promotores de grandes eventos . Ações ODM e Justiça Social . [Online] 08 de 2015. http://odmcuritiba.blogspot.com.br/2015/08/em-debate-as-arenas-cerveja-seguranca.html.
3. Cascaes, João Carlos. Aprovação ou negação do consumo de bebidas alcoólicas em arenas de futebol... Saúde e Segurança - Prevenção e Primeiros Socorros. [Online] 27 de 08 de 2015. http://prevencao-e-saude.blogspot.com.br/2015/08/aprovacao-ou-negacao-do-consumo-de.html.
4. —. Drogas e futebol. Academia de Letras José de Alencar - Notícias . [Online] 08 de 2015. http://academiadeletrasjosedealencar.blogspot.com.br/2015/08/drogas-e-futebol.html.
5. CMC. Com plenário dividido, Câmara libera bebidas nos estádios. Câmara Municipal de Curitiba. [Online] 25 de 8 de 2015. https://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=25262#&panel1-1.






[1] Wikipédia - Uma arena é uma área fechada, quase sempre de forma circular ou oval, desenhada para apresentações musicaisteatrais ou eventos esportivos. É composta de um grande espaço aberto ao centro, rodeado por corredores e acentos para os espectadores. A característica chave de uma arena é que o lugar onde se realiza o evento, fica no ponto mais baixo, permitindo uma grande visibilidade. Teoricamente uma arena é projetada para acomodar um grande número de espectadores.
O termo arena muitas vezes é utilizado como sinônimo para se referir a um estádio. A utilização de um termo sobre o outro, tem muito a ver com o tipo de evento que se realiza em cada recinto. O futebol é tipicamente jogado em um estádio, enquanto o basquete, o vôlei e o hóquei, por exemplo, são tipicamente jogados em uma arena. Usualmente arena se refere a um lugar fechado, o que a diferencia do estádio. ... A palavra vem do latim arena, que significa "areia". Na época do Império Romano, os gladiadores lutavam em uma superfície coberta por areia, que absorvia o sangue. Pode-se comparar a evolução do uso da palavra arena (inicialmente "areia" e posteriormente o local - com areia - onde se praticavam exercícios variados) com a evolução do uso da palavra saibro (inicialmente "areia" e posteriormente um tipo de quadra - com uma espécie de areia - em que se joga tênis). Em espanhol, a palavra carrega dois significados. A tourada é realizada em uma arena (ou plaza de toros, literalmente "praça de touros") e seu piso também é coberto com areia (especificamente albero).

Comentários