Que tipo de testes devemos aplicar a quem pretende ser político?





O povo é material de consumo
Diariamente vemos e ouvimos manifestações absurdas na guerra política que acontece em Brasília. O teatro kafkiano é assustador. Para os artistas e diretores dessa peça o que menos importa é a sorte do povo brasileiro.
Inacreditavelmente as vaidades explícitas se sobrepõem aos interesses da nação. Pior ainda, diante de atos provavelmente criminosos a empáfia domina grupos de pessoas e instituições que deveriam ser modelares.
Felizmente o Poder Judiciário tem conseguido impor decisões necessárias e urgentes, até quando?
Tudo vai acontecendo de forma vergonhosa até em pretensos conselhos e organizações; talvez não percebam o mal que fazem a todos nós.
É triste ver amigos e amigas perdendo empregos, desistindo de suas empresas, endividando-se talvez irremediavelmente porque as campanhas eleitorais podiam ser realizadas sem qualquer aderência à realidade. Marqueteiros de luxo faturaram fortunas, desinteressados pelos desastres que viabilizaram.
No Brasil chegamos à perfeição criminosa, nem poderia ser diferente, afinal quem faz as leis, decretos, etc.?
Lamentavelmente tecnocratas não são melhores, seriam amorais?
Os profissionais de modo geral passam por testes psiquiátricos, clínicos e vocacionais. Os caminhoneiros deverão se submeter a exames toxicológicos. Que desastre poderão causar? Compare-se o prejuízo em potencial de maus governantes com os acidentes em estradas brasileiras. Enquanto profissionais do volante podem ser responsabilizados por centenas ou milhares de mortes, os políticos e seus prepostos são culpados até pelas atuações dos mosquitos...  Comandaram muito mal o Brasil. Além de mau uso dos impostos, taxas, formulários e muito mais criam situações que condenam gerações de brasileiros ao atraso econômico, educacional, etc. viabilizando epidemias, marginalidade...
Precisamos alterar essa dinâmica perversa. De que jeito se o povo submetido a processos degradantes perde consciência política?
As esperanças não morrem, contudo. Os Ministérios Públicos, Polícia Federal, Tribunais e no topo disso tudo o STF estão dando a esperança de mudanças. Aliás, os benefícios da Lava Jato serão notáveis e os brasileiros já estão se acostumando com notícias de prisões e inquéritos. Com certeza o sucesso a partir desses eventos dá alento aos brasileiros que estão pagando muito caro pelo desgoverno reinante.
Pouco importa que partido político, ideologia, religião e até time de futebol que nossos líderes tenham; deles queremos eficácia, seriedade, honestidade. Afinal de contas, nossas cadeias não estão abarrotadas de pessoas que cometeram crimes insignificantes diante do que descobrimos no meio aristocrático?
Cascaes

3.3.2016

Comentários