Calçadas e serviços essenciais


O principal símbolo urbano de respeito ao ser humano é a existência de mobilidade segura e ampla para a pessoa comum, com deficiência, idosa, crianças, ou seja, para todos os seus cidadãos.
No Brasil começamos ao contrário, no outro extremo, algo até natural quando há décadas passadas o trânsito de veículos motorizados era insignificante.
Agora, com a redução do preço e aumento de potência até de motocicletas os cuidados precisam aumentar, e muito.
Felizmente no Congresso Nacional temos a Deputada Federal Mara Gabrilli [ (1), (2)] e outras pessoas conscientes da responsabilidade de fazer do Brasil um país decente.
Serviços essenciais e as calçadas poderiam ser classificados como sistemas, instalações, serviços, equipamentos urbanos vitais que precisam ser aprimorados, mantidos com qualidade, evoluir constantemente.
No Setor Elétrico a COPEL (3) é um bom exemplo dessa preocupação que têm momentos de excelência quando seus executivos, gerentes e colaboradores em geral podem mostrar o que sabem.
Antes de mais nada devemos louvar os executivos políticos eleitos quando formam boas equipes. Em todos os planos institucionais podemos sentir se merecem ou não seus cargos e se precisam responder por atos criminosos e/ou irresponsabilidade técnica. As operações dos Ministérios Públicos, Polícias especializadas, Poder judiciário, Controladorias etc. graças a um novo padrão de informação da mídia mostram a importância da vigilância cívica e o mérito das boas empresas públicas e privadas.
E as cidades?
De vilas a monstrópolis mostram muito sobre os seus cidadãos.
É bom quando temos bons exemplos...

Cascaes
26.06.2016


1. Gabrilli, Mara. LBI: garantia de calçadas acessíveis depende de todos nós. Mobilize. [Online] http://www.mobilize.org.br/blogs/o-direito-de-ir-e-vir/index.php/sem-categoria/lbi-garantia-de-calcadas-acessiveis-depende-de-todos-nos/.
2. Deputada Federal Mara Gabrilli. [Online] http://maragabrilli.com.br/.
3. COPEL É ELEITA A MELHOR DISTRIBUIDORA DO BRASIL NA AVALIAÇÃO DO CLIENTE. CoOPEL . [Online] 23 de 06 de 2016. http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Froot%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2F0F095162B5C097E103257FDA00782C24.





Comentários