Brasil loteado, até quando?


Aos poucos graças a inúmeros inquéritos e processos em todos os níveis percebemos que Brasil estava loteado em esquemas e influências maldosas.
Estatais, empreendimentos com participação do dinheiro do contribuinte e das pessoas que pagam tarifas, taxas, entradas, consultas, etc. tinham (ou têm) custos elevados em consequência da corrupção no Brasil.
Graças à fantasia de uma democracia tremendamente mal construída e desprezo pelo povo, que até pouco tempo vivia na escuridão ou com os vícios da aristocracia escravocrata e ciosa de seus privilégios estamos numa passagem que lembra o Êxodo (1) em pleno canal que, para felicidade do povo judeu, destruiu as forças do faraó que os perseguia.
Temos lideranças espetaculares, finalmente. No comando de muitas unidades do Poder Judiciário, Polícias Federal e Estaduais, Ministérios Públicos, Tribunais e outras entidades realmente corajosas e honestas o Brasil poderá evoluir, finalmente.
A Operação Lava Jato é o paradigma desse período que exaspera lideranças carcomidas pelo vício, com ela a delação premiada (2) e a devassa promovida por inquéritos devastadores, tão assustadores que estimulam “vacinas legais” [ (3), (4)].
As forças armadas pela vontade de limpar o Brasil têm prazo curto e precisam de apoio e vigilância enérgica dos brasileiros e brasileiras mais experientes e que assinam embaixo das afirmações de policiais, promotores, ministros e magistrados ilustres pela coragem e visão responsável dos malefícios das proteções tradicionais dos bandidos.
Felizmente a Imprensa Internacional engajada na moralização de tudo (da Copa do Mundo a concorrências públicas) existe e o pesadelo da má fé não é privilégio nacional, criando cenários de comparação e mútuo apoio.
O que devemos ter consciência com a aproximação das próximas eleições é da importância da responsabilidade de todos nós. Vamos votar em quem? Quem serão os candidatos? Aqueles que mentirem melhor? Ou gente que sabemos unir capacidade de trabalho à honestidade em todos os seus aspectos?
Infelizmente não será uma eleição completa, poderia ser se o TSE quisesse, mas talvez nessas condições os efeitos do sectarismo político e lealdades perniciosas ainda não teriam sido atingidos mortalmente...
De alguma forma, contudo, e nossa esperança reside na competência do Poder Judiciário, acima de tudo, para que as piores lideranças sejam inibidas e não atuem para desmoralizar, castrar, intimidar pessoas tão extraordinárias quanto os agentes da Operação Lava Jato.
O Brasil, o povo brasileiro, as pessoas lúcidas desse país sabem que podemos ser uma grande nação, tudo depende do sucesso da atuação da única instituição que ainda dá essa esperança, o Poder Judiciário.
Cascaes
1.7.2016

1. A travessia do Mar Vermelho e outras passagens dos Dez Mandamentos que a ciência explica. BBC BRASIL. [Online] [Citado em: 1 de 7 de 2016.] http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_exodo_moises_mandamentos_rb.
2. Brasil, Presidência da República do. Delação Premiada LEI Nº 12.850, DE 2 DE AGOSTO DE 2013. Presidência da República . [Online] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12850.htm.
3. Britto, Carlos. Começa a crescer no Congresso Nacional ofensiva para tentar enfraquecer Lava jato. Blog do Carlos Britto. [Online] [Citado em: 18 de 6 de 2016.] http://carlosbritto.ne10.uol.com.br/comeca-a-crescer-no-congresso-nacional-ofensiva-para-tentar-enfraquecer-lava-jato/.
4. Conteúdo, Estadão. Renan quer votar projeto que dificulta investigações. ZH Política. [Online] 1 de 7 de 2016. http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2016/07/renan-quer-votar-projeto-que-dificulta-investigacoes-6293604.html.



Comentários