Uma reportagem excelente – calçadas do Brasil

Hoje, dia 3 de setembro de 2016, a Rede Globo apresentou uma excelente reportagem mostrando a situação caótica das calçadas na maioria absoluta das cidades brasileiras.
Não fosse apenas a inibição da utilização do transporte coletivo urbano que em tempos de ônibus com piso rebaixado apresentam orgulhosamente elevadores como solução de acessibilidade (e as pessoas idosas, com próteses, muletas, crianças, pessoas adoentadas usam os elevadores?) layout inadequado, catracas eventualmente perigosas, piso ruim, freios e aceleração sem controle, direção perigosa etc. o pedestre vive o suplício de chegar e voltar dos pontos de ônibus.
Leis existem Há tempo, acrescentam mais e estatutos (federal, estadual, municipal). Vão protelando soluções, sempre inventando algo para fazer pouco do cidadão comum dando a impressão de que a solução é a próxima lei, norma, repartição pública etc..
O Ministério Público quer denúncias particularizadas quando a cidade inteira é problema. Nossa gente humilde tem tempo e sabe chegar aos MPs? Coragem? Sabe o que é isso?
É necessário tudo isso ou bastaria uma caminhada pela cidade para nossos promotores descobrirem uma coleção absurda de irregularidades? Isso é feio? A burocracia dos MPs exige isso? Com carimbo? Protocolo? Ofício de quem muitas vezes mal sabe escrever?
Nas prefeituras encontramos gente importante que se arroga o direito de planejar e gerenciar a cidade, o que fazem? Sonham projetos bilionários que farão história? Manutenção de serviços essenciais e equipamentos urbanos dá voto? Paper? Aprimoramento vale?
Felizmente já temos lideranças e grupos organizados nessa guerra que parece não ter fim [ (Gabrilli s.d.), (Deputada Federal Mara Gabrilli s.d.), (Cascaes, Cidade do Pedestre s.d.), (Cascaes, Comissão de Acessibilidade do Lions Clube Batel s.d.), (Cascaes, Direitos das Pessoas com Deficiência s.d.), etc.].
O Brasil (Cidade do Rio de Janeiro) sediará as Paralimpíadas 2016 (Cascaes, Paraolimpíadas e o esporte com as pessoas com deficiência s.d.). Ótimo!
O foco nas pessoas com deficiência(s) será importantíssimo para a conscientização dos brasileiros e brasileiras. Fica a dúvida, quanto esse evento marcará mudanças nas cidades brasileiras? Vamos evoluir?

Cascaes
3.9.2016

—. Paraolimpíadas e o esporte com as pessoas com deficiência. s.d. http://paraolimpiadas-brasil.blogspot.com.br/.


Em tempo http://acessibilidade-e-o-arq-ricardo-mesqui.blogspot.com.br/

Comentários