Amigos - um desafio íntimo


Poucas palavras são tão mal-usadas quanto “amigos” e “amizade”[1]. Com certeza consideramos o ato de ser amigo(a) algo importante, mas a vida impõe limites desde que nascemos, afinal a sobrevivência é um instinto básico e talvez Maslow tenha ilustrado da melhor maneira o que são os desafios íntimos que enfrentamos (Hierarquia de necessidades de Maslow).
Mente quem nega qualquer infração às regras de amizade absoluta, ela é circunstancial e tão mais frágil quanto mais exigente formos. Mais ainda: psicólogos, psiquiatras, médicos, sociólogos e até pessoas dedicadas à Justiça aos poucos vão descobrindo patologias (Cascaes, A Pessoa com Deficiência Intelectual) comportamentais que afetam multidões e indivíduos.
O conceito de bom ou mal é consequência do maniqueísmo[2]que se cultiva há milênios; felizmente aos poucos a Ciência vai demonstrando sua relatividade e origens, viabilizando, quem sabe a prevenção e cura dos comportamentos doentios identificados (Cascaes, Saúde - Prevenção e Primeiros Socorros).
Michel Foucault (para falar do filósofo mais recente e famoso internacionalmente) gastou sua vida estudando comportamentos humanos para uma análise filosófica e algumas de suas obras são de leitura obrigatória [ (Foucault, Filosofia Foucault por ele Mesmo), (Foucault, Vigiar e Punir), (Foucault, História da Loucura), etc.] para quem se interessa pelo assunto.
A verdade pura e simples é que temos forças íntimas nem sempre conhecidas por nós mesmos (Id, Ego e superego - Psicanálise de Freud) e (Souza)e usamos e abusamos fortemente de muitos artifícios em nosso relacionamento (Harris) que a Análise Transacional[3]explica muito bem de modo geral, além das patologias psicossociais conhecidas e já razoavelmente estudadas.
O sucesso e acima de tudo a felicidade pessoal são desafios permanentes e para isso, naturalmente, devemos ter consciência das limitações pessoais, nossas e das pessoas que amamos além de senso de prioridades. Vencer na vida, como a própria palavra diz, é competição, disputa, lutas que podem deixar cicatrizes. O desafio pode ser grande e até podemos dizer que o tamanho das virtudes e defeitos do ser humano lutador é proporcional ao nível conquistado, exceto em carreiras virtuosas, longe de multidões.
Acima de tudo é fundamental o que queremos realmente e o que estamos dispostos a sacrificar para conquistar algo (Candiotto).
Naturalmente crescemos e formamos família, geramos descendentes que dependerão de nosso trabalho e relacionamentos, isso tem um valor instintivo colossal.
Os desastres familiares e sociais são efeitos de erros de avaliação induzidos (religiões, ideologias, atavismos, etc.) e mal avaliados.
No século 21, que será com certeza, se os censores e poderes dominantes deixarem, o da comunicação plena e universalização cultural (Cascaes, Ensino e literatura século 21), poderemos evoluir muito, apesar desse início nada auspicioso do fortalecimento do fundamentalismo religioso, imperialismo, guerras étnicas e religiosas, conservadorismos doentios, vaidades incríveis e mercantilismos sem limites.
A esperança de evolução é imensa, pois as novas gerações poderão viver muito e aprender mais do que as anteriores, ou seja, existir sem as pressões hormonais da juventude e início da fase adulta e com cérebros treinados para pensar.
Entre tudo merece reflexões prioritárias no conceito de amizade.
Desde cedo assusta ver filhos e filhas valorizando mais as amizades do que orientações e o amor dos pais. É uma experiência clássica e realidade típica da Humanidade, graças a isso tudo se renova permanentemente, nem sempre para melhor. Assusta, pois principalmente no Brasil já sentimos fortemente o que significa deixar nossos entes queridos à mercê de uma mídia comercial e religiosa oportunistas e no meio de ambientes afetados pela criminalidade.
Infelizmente nossa elite padece de vícios dos tempos escravagistas (ainda) e patrimonialistas; não viabilizou a juventude, desprezou as crianças (Cascaes, Mirante da Educação) e faz pouco caso de seu povo. Garantem seus poderes financiando partidos políticos e lideranças da pior espécie.
Nisso tudo desde a infância somos sensíveis a amizades e ambientes aleatórios que podem gerar seres maravilhosos assim como extremamente nocivos aos nossos ideais mais sinceros e saudáveis.
Amigo? Amiga? Ótimo, mas quem? De que jeito? Onde? Para quê? Quantos?
As redes sociais, principalmente, têm trazido mensagens que não refletem a realidade. Quem viver muito saberá que amizade é algo precioso, importante, mas de efeitos colaterais perigosos se mal escolhidas.
Nesse planeta de multidões crescentes e monstrópolis precisamos desesperadamente de amigos e amigas, o perigo é que a sede excessiva de relacionamentos contamine nossos maiores sonhos de justiça, liberdade e fraternidade.
João Carlos Cascaes
Curitiba, 9 de outubro de 2016


Candiotto, Cesar. Foucault e a crítica da verdade. Curitiba: Champagnat, 2010.
—. s.d. Mirante da Educação.<http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/>.
—. Vigiar e Punir. Vozes, s.d.
Harris, Thomas. Eu estou OK, você esta OK. s.d. <http://www.skoob.com.br/livro/8187-eu_estou_ok_voce_esta_ok>.
“Hierarquia de necessidades de Maslow.” 5 de 6 de 2012. Wikipédia, a enciclopédia livre.<http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow>.
Id, Ego e superego - Psicanálise de Freud. s.d. <http://www.psicoloucos.com/Psicanalise/id-ego-e-superego.html>.
Souza, Rodrigo De. Os símbolos e arquétipos de Jung. s.d. 5 de 5 de 2014. <http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=01448>.




[1] Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso decooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdãoCarl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem".
Dia do Amigo (também conhecido como "Dia da Amizade") é comemorado em 20 de julho.
A amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. No Poema de Gilgamesh, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Osgreco-romanos tinham, entre outros vários exemplos, a amizade entre Orestes e Pílades. Na Bíblia, cita-se no livro de 1 Samuel, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul) . Os evangelhos canônicosfalam a respeito de uma declaração de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos." 3 . Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão"4 .
As relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho PançaSherlock Holmes e Watson, os Três MosqueteirosO gordo e o magroOs três patetas, a série Friends, entre outros. Wikipédia

[2] Quando o gnosticismo primitivo já perdia a sua influência no mundo greco-romano, surgiu na Babilônia e na Pérsia, no século III, uma nova vertente, o maniqueísmo.
O seu fundador foi o profeta persa Mani (ou Manés) e as suas ideias sincretizavam elementos do Zoroastrismo, do Hinduísmo, do Budismo, do Judaísmo e do Cristianismo. Desse modo, Mani considerava ZoroastroBuda e Jesus como "pais da Justiça", e pretendia, através de uma revelação divina, purificar e superar as mensagens individuais de cada um deles, anunciando uma verdade completa.
Conforme as suas ideias, a fusão dos dois elementos primordiais, o reino da luz e o reino das trevas, teria originado o mundo material, essencialmente mau. Para redimir os homens de sua existência imperfeita, os "pais da Justiça" haviam vindo à Terra, mas como a mensagem deles havia sido corrompida, Mani viera a fim de completar a missão deles, como o Paráclito prometido por Cristo, e trouxera segredos para a purificação da luz, apenas destinados aos eleitos que praticassem uma rigorosa vida ascética. Os impuros, no máximo podiam vir a ser catecúmenos e ouvintes, obrigados apenas à observância dos dez mandamentos (citados abaixo).
As ideias maniqueístas espalharam-se desde as fronteiras com a China até ao Norte d'África. Mani acabou crucificado no final do século III, e os seus adeptos sofreram perseguições na Babilónia e no Império Romano, neste último nomeadamente sob o governo do Imperador Diocleciano e, posteriormente, os imperadores cristãos. Apesar da igreja ter condenado esta doutrina como herética em diversos sínodos desde o século IV, ela permaneceu viva até à Idade Média.
Santo Agostinho foi adepto do maniqueísmo até se decidir de vez pelo cristianismo. Wikipédia

[3] Análise transacional
A Análise Transacional é um método psicológico criado em 1956 pelo psiquiatra Eric Berne.
Informalmente conhecida como AT, estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas, ou transações entre indivíduos. O nome original do método é Transactional Analysis. Os pressupostos básicos foram escritos por Claude Steiner** (Os Papéis que Vivemos na Vida), e são:
1. Todos nascemos OK, isto é, com potencial para viver, pensar, desfrutar.
2. Todas as doenças são curáveis, desde que se encontre a abordagem adequada.
Estes dizeres levam a crer que a AT diferencia caráter e personalidade. O caráter refere-se as tendências que trazemos, como por exemplo, tendência para a lealdade, passividade, alcoolismo, rebeldia (genética - gestação - parto - desenvolvimento neuromotor). Já a personalidade constitui-se da educação e sociedade, daquilo que provém do meio externo, ou seja, das informações de pais, professores, religião, cultura. Parece claro que a personalidade baseia-se também no caráter, mas não o inverso. A análise transacional é um estudo psicodinâmico, enfatizando que a pessoa pode modificar seus sentimentos, pensamentos e escolhas pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Esta possibilidade é enfatizada em sua teoria básica, vinda de Berne, que são: estados de ego, transações, posição existencial e roteiro de vida. Nem o caráter, nem a personalidade devem coibir a autonomia possível do ser humano. Para os Analistas Transacionais, portanto, o ser humano carrega em si a capacidade criativa, e fazendo-se uma metáfora,comparado a uma árvore, teria a seiva que passa pelo seu interior construtiva, a forma de seu tronco seria a personalidade e a madeira que constitui essa forma seria o caráter. Wikipédia

Comentários