O acidente que não poderemos perdoar

Coincidências? Sina[1]de nosso povo?
Os brasileiros têm passado por situações intrigantes, mas decisivas em relação a seus destinos. De alguma forma parece que, quando estamos prestes a resolver problemas sociais e econômicos graves algo acontece que muda substancialmente os rumos de nosso país.
Muitas vezes estivemos perto de construir um futuro melhor, o que aconteceu?
Romancistas com destaque mundial escreveram livros geniais usando a história de seus países para explicar os porquês impublicáveis. Até do Brasil podemos lembrar o livro a “Guerra no Fim do Mundo” de Mário Vargas Lhosa (Cascaes, s.d.).
Umberto Eco é imperdível ao descrever cenários que ainda existem em nosso planetinha
Filmes espetaculares e muito mais não nos deixam aceitar simplesmente, por exemplo, a morte talvez acidental do Ministro Teori Zavascki (Ramalho, 2017)assim como de muitos brasileiros ilustres ao longo da nossa história.
Se no passado os padrões de investigação eram precários, agora talvez possamos ter convicções e esclarecimentos antes impossíveis.
Nosso futuro agora depende de pessoas que terão poderes para dar uma guinada a favor da moralização política e administrativa do Brasil ou, ao contrário, torná-lo refém de máfias extremamente poderosas.
Precisamos acreditar no poder de indignação, de não aceitação de casuísmos em gestação. É mais do que evidente o medo da verdade e o sentimento de culpa que produz improvisações no Congresso Nacional e talvez até no Palácio do Planalto.
Infelizmente estamos em tempos de alienação total (futebol, férias, carnaval), será que superaremos esse hiato de cidadania?
Poderemos inibir atos lesivos ao país?
O STF saberá compensar a ausência do nosso mais do que ilustre Ministro?
A Lava Jato será bem-sucedida?
Quem protegerá o time que assumiu a perigosíssima tarefa de limpar o Brasil?

João Carlos Cascaes
Curitiba, 20.1.2017


Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/
Ramalho, R. (19 de 1 de 2017). Relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki morre aos 68 anos após queda de avião em Paraty. Fonte: G1: http://g1.globo.com/politica/noticia/relator-da-lava-jato-no-stf-teori-morre-aos-68-anos-apos-queda-de-aviao-em-paraty.ghtml







[1]Sina é um substantivo feminino da língua portuguesa que significa destino, fado, sorte.
A palavra sina tem origem no latim signa e muitas vezes é descrito como uma calamidade ou um destino inevitável. Na maior parte dos casos, o termo sina é usado para descrever uma situação que já "estava escrita nas estrelas" e que não é agradável para a pessoa que está sujeita a essa condição.
"Não fui eu que escolhi ser constantemente rejeitado pelas pessoas que eu amo. Mas parece que é a minha sina."
Como sina é um dos sinônimos de destino, e o destino é um conceito bastante complexo e interessante, vários artistas escreveram a respeito desse tema. No mundo da música, sina é uma das músicas pertencentes ao álbum "Luz", lançado em 1982 pelo artista brasileiro Djavan. https://www.significados.com.br/sina/

Comentários