Moralização da Democracia no Brasil

 

Ética, caráter e criminosos no Brasil

 

A perfeição[1] é uma utopia[2]. Nossas instituições, leis, Constituições, empresas, cidades etc. são passíveis de aprimoramento e ajustes.

A fantasia da perfeição enche nossos presídios e cria bandidos, pior ainda, é um maná para mentes criminosas.

Naturalmente, como sabemos de lutas marciais, imagine seu alvo adiante que o golpe será mais forte. temos a tendência de amortecer chutes e socos antes de alcançar seus alvos.

Quando nascemos somos folhas de papel onde nossos educadores podem escrever qualquer coisa. Não escolhemos nossa origem genética, não decidimos em que ambiente nasceremos, muito menos sobre a formação original. A culpa ou mérito e a vida são efeitos circunstanciais.

Sendo realistas deveremos procurar soluções sensatas e eficazes.

O Poder Judiciário é disciplinador e suas decisões devem ser vistas como necessárias, mas abstendo-se do que seria “Justiça”.[3]

O desafio permanente de quem assume cargos públicos e conviver com pessoas que demonstram serem corruptoras. Terrivelmente existem indivíduos com personalidade confusa, oscilando entre a malícias dos negócios e militância política, religiosa, fraterna e degradante para quem se descuida.

O povo brasileiro, graças ao Poder Judiciário, Polícia Federal, GAECOs, Ministério Público federal e estaduais, vigilância civil e mídia investigativa, desde o que se denominou Mensalão conheceu a dimensão e as inúmeras formas de atuação de políticos, empresários e funcionários públicos desonestos.

Realmente a corrupção parecia invencível até que operações sucessivas de investigação, culminando com a Lava Jato, mostraram que era realmente nacional o fenômeno que servia de humilhações para nós todos.

Infelizmente a política e políticos conseguiram reverter esse processo.

Mas, o espantoso parecia e ainda é sensível a lógica do egoísmo, da falta de bom caráter, do deboche da honestidade.

Corrigir leis e métodos de julgamento deveria ser a próxima etapa democrática.

A corrupção, que é ilícita, beneficia atividades empresariais lícitas. Pagar propina para ganhar uma licitação é ilegal, construir pontes e túneis ou operar usinas de geração de energia, em si, não é. Essa corrupção, que é malvada, na essência e por seus efeitos destruidores, entranha-se, de um lado, no Estado e nos governos, e, de outro, em algumas organizações empresariais. No Estado e nos governos, que cuidam da administração pública, e nas empresas, que, nos sistemas de produção capitalista, respondem, direta ou indiretamente, pela criação e manutenção de postos de trabalho, pelo pagamento de salários e pela geração de renda, pelo consumo, pela poupança, pelo investimento, pela inovação, por parte significativa da arrecadação de impostos que, não inteiramente malversados, custeiam o grosso do funcionamento do Estado.

Warde, Walfrido. O espetáculo da corrupção (p. 25). Leya. Edição do Kindle.

As grandes mudanças, contudo, exigem cuidados imensos. Um país de dimensões continentais é um grande transatlântico, não pode dar guinadas abruptas.

Incrivelmente moralizar o Brasil e seu povo dentro de parâmetros toleráveis é uma tarefa hercúlea, demandará muito tempo...

O desmonte do Estado para implementação de outros modelos é ato audacioso e pode ser temerário.

 O fenômeno Bolsonaro mostra sua ignorância dia a dia. Suas teses podem ser boas, mas o gerenciamento do país exige serenidade e competência.

O negacionismo [4]viabilizou a pandemia assassina que assusta os brasileiros.  O exemplo dos países bem-sucedidos no combate à pandemia não foi aproveitado.

Dia a dia ficamos esperando decisões complicadas e mal pensadas.

Bolsonaro levou ao simplismo da lógica conveniente da “Extrema Direita” desinteligente qualificando seus inimigos como lulistas. Arte política é escolher o adversário.

O Governo Bolsonaro tinha boas e más propostas, perdeu-se defendendo seus filhos. Seu estilo e personalidade complicaram tudo. Fez da forma um processo de mídia, valorizou a Ignorância[5].

Política e caráter suspeito mais teses negacionistas mataram esperanças de um Brasil melhor.

A convicção da importância do bom caráter leva à necessidade de coerência, honestidade, seriedade e compromisso com o futuro nosso.

O Brasil precisa voltar a ter boas lideranças e a esperança de mudar esse navio que afunda.

Todo eleitor precisa aprender a separar o joio do trigo. A evolução rumo à liberdade, fraternidade e igualdade passa pela moralização das relações humanas.

Saber escolher gente de bom caráter e com elas desenvolver propostas sadias é nosso desafio.

 

João Carlos Cascaes

Curitiba, 15 de dezembro de 2021



[1] Inteligência sem ambição é como um pássaro sem asas. Não tenha medo da perfeição - você não vai alcançá-la. Salvador Dali

 

Mazera, Andrea. Livro de citações: frases para trazer serenidade, inspiração e amor ao seu dia . Edição do Kindle.

[2] Utopia - lugar ou estado ideal, de completa felicidade e harmonia entre os indivíduos.

2.qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade.

[3] Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.
- Winston Churchill

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
- Sócrates

https://www.dicio.com.br/justica/

[4] Negacionismo (do francês négationnisme) é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, sendo essencialmente uma ação que não possui validação de um evento ou experiência histórica.

Negacionismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

https://pt.wikipedia.org › wiki › Negacionismo

 

 

[5] Significado de Ignorância

Estado da pessoa desprovida de conhecimentos; sem cultura; condição de quem não tem estudo: ignorância literária. Comportamento carregado de grosseria; quem se comporta de maneira incivil; grosseria: o chefe é de uma ignorância gigantesca na maneira como expressa suas ideias.

Ignorância - Dicio, Dicionário Online de Português

 

 

Comentários