ANÁLISE TRANSACIONAL E AS ARTES DO DEBATE

ANÁLISE TRANSACIONAL E AS ARTES DO DEBATE 

Muitas técnicas e tecnologias existem a favor dos seres humanos que poderão precisar de ajuda. Psiquiatria, Psicologia, Gerontologia, Hipnose, Acupuntura, Homeopatia, Medicina Oriental etc., ou seja, padrões convencionais e não convencionais (existem a favor de quem tem acesso a esses tratamentos).

Um pesadelo que pode acontecer ´´é a instabilidade emocional levando as pessoas da tristeza para a agressividade gratuita.

Os efeitos da agressividade aparecem em milhões de pessoas que por isso terminam em presídios, sanatórios ou em cemitérios. Muito dinheiro é gasto para prender, encarcerar seres humanos que, se tivessem uma boa assistência, não teriam agido de forma antissocial. (Marcelo & Truzzi)

As guerras geram pessoas patologicamente agressivas.

A pandemia merece atenção especial pois a violência dessa praga é devastadora sob diversos aspectos [ (Pandemia e Tecnologia: Impactos jurídicos, psicológicos, sociais e tecnológicos do novo contexto em que vivemos), (Aspectos Psicológicos em Tempos de Pandemia)].

Estamos em ano eleitoral, talvez saindo da pandemia COVID 19, com dificuldades econômicas e financeiras.

É tempo para procurar apoios e parceiros confiáveis de conversas.

Desde meus tempos de Itajubá, década de sessenta, graças a um colega viciado em estudos de Psicologia (João Bosco de Almeida Lacerda), aprendi a gostar de Psicologia, principalmente.

Era rotina ele chegar na República dando risada e fazendo análises de nossos perfis.

Em Curitiba os desafios do ambiente de trabalho cobraram muito desse aprendizado.

ou seja, um dos melhores aprendizados que tive foi estudando o que é Análise Transacional[1], e seus efeitos no trabalho, na política, em relações pessoais e até com as crianças.

Resumindo ao extremo podemos dividir o ser humano entre “pai, adulto, criança” e ao conversarmos com alguém adotar argumentos que usaríamos em relação ao pai (ou vice-versa), dele ouvindo e aceitando o que disser, de adulto para adulto sabendo que poderemos estabelecer trocas sensatas de informações, e finalmente tratando o interlocutor como se ele fosse uma criança. Um diálogo ou debate, pregação, aula etc. sempre colocará uma parte em uma dessas situações e a outra reagindo conforme o caráter e a maturidade que tiver.

O primeiro livro que li e aprendi a pensar muito sobre estratégias de conversação foi (Eu Estou Ok Você Está Ok, 1973).

Com certeza a utilização maldosa das técnicas de Análise Transacional podem destruir candidatos políticos, por exemplo.

O essencial é saber o que e como   paciente, o interlocutor(es) ou vítima(s) está estruturada e de que jeito reagirá ao debate.

Na área comercial bons vendedores aprendem a conversar com seus clientes criando sentimentos que interessam a seus negócios.

A análise do cérebro humano e do comportamento evolui sem parar, novidades que só especialistas poderão contar em detalhes.

Desistir nunca, aprender sempre e saber encontrar soluções é o desafio de seres humanos que estão imersos em ambientes assustadores.

temos lideranças pregando a violência, isso é apavorante.

Ter esposa socióloga obriga-me a citar Habermas, que teria lido com imenso prazer, mas agora o tempo urge e prefiro deixar a citação[2].

Precisamos de pensadores, sociólogos, filósofos, pessoas que possam corrigir nossos tempos e consigam comover os mais jovens.

A Humanidade teve personagens notáveis, mas infelizmente a loucura e a ignorância prevaleceram.

E hoje, qual será a nossa base?



[1] . A Análise Transacional é um método psicológico criado em 1956 pelo psiquiatra Eric Berne.

Informalmente conhecida como AT, estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas, ou transações entre indivíduos. O nome original do método é Transactional Analysis. Os pressupostos básicos foram escritos por Claude Steiner** (Os Papéis que Vivemos na Vida), e são: Todos nascemos OK, isto é, com potencial para viver, pensar, desfrutar. 2. Todas as doenças são curáveis, desde que se encontre a abordagem adequada.

...

A análise transacional é um estudo psicodinâmico, enfatizando que a pessoa pode modificar seus sentimentos, pensamentos e escolhas pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Esta possibilidade é enfatizada em sua teoria básica, vinda de Berne, que são: estados de ego, transações, posição existencial e roteiro de vida. Nem o caráter, nem a personalidade devem coibir a autonomia possível do ser humano.

https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_transacional#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20transacional%20%C3%A9%20um%20estudo%20psicodin%C3%A2mico%2C%20enfatizando,ego%2C%20transa%C3%A7%C3%B5es%2C%20posi%C3%A7%C3%A3o%20existencial%20e%20roteiro%20de%20vida.

[2](JÜRGEN HABERMAS: UMA TEORIA DA COMUNICAÇÃO HUMANA, s.d.). 


Comentários