Livro essencial - oportuno - para ler, estudar, debater, ensinar


 

Um livro essencial, uma escritora rara

 

Estou lendo um livro fascinante, oportuno, didático, escrito por um ser humano que vivenciou os piores dramas do século 20, nasceu na Tchecoslováquia, seus pais fugiram do Holocausto e finalmente se tornou a maior autoridade dos EUA em política externa.

Madeleine Albright [1]deixou-nos um documento valiosíssimo que merece ser lido, estudado e comparado com outros equivalentes sobre Diplomacia e História da Humanidade. O livro (ebook) “Fascismo: Um alerta”[2]  vale para nós, brasileiros, hipnotizados por candidatos que sonham com seus projetos autocráticos e com cheiro de ditaduras futuras.

Infelizmente se a MsC. Albright, tivesse a oportunidade de escrever sobre o Brasil como o fez de muitos países que realmente interessavam aos EUA, pode ser que adiante em minha leitura veja isto, antes lembrou o Brasil nos tempos de Nixon, poderíamos ter um excelente documento sobre o que aconteceu em 7 de setembro do ano passado. Maravilhosamente analisa o que foi a catástrofe para a democracia denominada Donald Trump...

O livro é mais um documento  alertando a Humanidade sobre o risco da ascensão de líderes carismáticos, chauvinistas, racistas, apaixonados por si mesmos, com multidões fanáticas sob seus comandos.

O que acontece na Ucrânia é indescritível, e Putin não cansa de acenar com foguetes satãs e bombas infernais.

Que retrocesso a Humanidade enfrenta, Donald Trompo fez escola e os tempos do Nazifascismo para ressuscitar.

 

João Carlos Cascaes

Curitiba, 4 de maio de 2022

Comentários